Circuito tecnológico fortalece qualidade e produtividade de pequenas empresas do vestuário

Evento, uma iniciativa do Sebrae/PR, será realizado em três cidades e oferece, gratuitamente, consultorias e palestra aos empresários e colaboradores das indústrias de confecção; em Maringá, atividades serão nesta sexta-feira

Empresários e profissionais do setor do vestuário de Maringá, Nova Esperança e Cianorte, no noroeste do Paraná, terão a oportunidade de participar, gratuitamente, do Circuito Tecnológico de Qualidade e Produtividade. A iniciativa é do Sebrae/PR e consiste em uma intensa programação de capacitações, realizadas durante um dia, em cada cidade. Os maringaenses serão os primeiros a serem atendidos, com atividades nesta sexta-feira, dia 4. Em Nova Esperança e Cianorte, os treinamentos serão nos dias 8 de fevereiro e 4 de março, respectivamente.

O objetivo do Circuito Tecnológico é fortalecer o controle de qualidade e melhorar a eficiência da produtividade das empresas do setor do vestuário. De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Élvio Saito, o programa de capacitação foi desenvolvido a partir das necessidades das empresas, que foram identificadas por meio do diagnóstico do Projeto Agentes Locais de Inovação, uma iniciativa do Sebrae Nacional, executada no Paraná pelo Sebrae/PR e Fundação Araucária, para disseminar a cultura da inovação junto aos pequenos negócios. “A partir do treinamento, esperamos que as empresas alcancem bons resultados em diminuição de custos, melhora de qualidade e otimização do tempo”, completa Élvio Saito.

O agente local de inovação, em Maringá, e especialista em gestão empresarial, Jefferson Luiz Ramos da Silva, explica que o diagnóstico foi realizado de agosto de 2010 até o início deste ano, quando as empresas foram visitadas e analisadas como um todo. “Ao finalizamos o diagnóstico, o Sebrae/PR já programou o Circuito Tecnológico para os primeiros meses do ano. Isso é muito positivo, porque as empresas podem melhor se preparar para retomar o ritmo acelerado de produção”, destaca Jefferson da Silva.

A programação do Circuito Tecnológico de Qualidade e Produtividade prevê, em cada cidade, a realização de uma Clínica Tecnológica em Produção, das 8 às 17 horas, que consiste em consultorias com duração de uma hora para os empresários ou chefes de produção. À noite, das 19h30 às 21h30, haverá a palestra “Importância da qualidade e produtividade nas indústrias de confecções”, na qual podem participar tanto empresários quando os colaboradores.

Margarete Campos Vieira é quem prestará os atendimentos na Clínica Tecnológica em Produção e também ministrará a palestra nas três cidades. Formada em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é especialista em gestão de produção e também em gestão empresarial com ênfase em consultoria e instrutoria, pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

A especialista tem mais de dez anos de experiência em indústria de confecção, atuando nos setores de desenvolvimento de produtos, compras de matéria-prima, custos de produção e planejamento, programação e controle de produção. Sobre o Circuito Tecnológico, a consultora explica que as atividades são destinadas, principalmente, para empresas de marca própria, mas os outros segmentos que compõem a cadeia produtiva do vestuário, como a facção, também estão convidados a participar.

Inscrições

Os interessados devem agendar horário para consultoria e confirmar presença na palestra. Em Maringá, o Circuito Tecnológico será realizado no próprio escritório do Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474.

Em Nova Esperança, a programação acontece na Associação Comercial e Industrial de Nova Esperança (ACINE), localizada na Rua Vereador José Felipe Elias, nº 635, Centro. O telefone em Nova Esperança é o (44)3252-4242 e o contato é Cidinha.

Já em Cianorte, as atividades serão desenvolvidas no Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste), que fica na Rua Quatro, nº 101, Parque Industrial, telefone (44) 3629-1957. Empresários que quiserem continuar recebendo atendimento podem contratar consultorias ao longo do ano. O Sebrae/PR está à disposição e mais informações podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.

Fonte: Sebrae/PR