A diretoria da Polícia Civil, acompanhada dos delegados divisionais, foi recebida, na última sexta-feira (04), pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana. O encontro aconteceu no anexo do Restaurante-Escola do Senac Curitiba e teve o objetivo de firmar parceria entre as entidades a fim de
promover ações de segurança conjuntas e viabilizar projetos de capacitação profissional direcionados aos policiais civis. “Queremos otimizar esta junção para inserirmos nosso efetivo à programação de ensino do Senac. Queremos capacitá-los, inclusive para a Copa do Mundo em 2014, com cursos de Inglês, pois precisarão diariamente atender turistas”, destaca o superintendente do 9º Distrito da Polícia Civil, Valdir Bicudo. Na ocasião, foram tratados outros assuntos pertinentes à segurança pública.
“A Polícia Civil é o órgão judiciário investigativo, comprometido com a população do Paraná, que tem a obrigação de dar garantias constitucionais aos cidadãos. Apesar da criminalidade, este Estado é considerado ainda um dos mais seguros de se viver”, pondera o delegado chefe da Assessoria de Relações com a Comunidade, Vilson Alves de Toledo. Segundo ele, este primeiro momento foi fundamental para estreitar laços entre a polícia judiciária e o Sistema Fecomércio Sesc Senac, com o anseio de atender os comerciantes e comerciários paranaenses.
O presidente Darci Piana apresentou as ações desenvolvidas pela entidade e comentou sobre os programas sociais, como o Mesa Brasil, o Sesc Cidadão/Justiça no Bairro e o Sopa e Pão. “O Sesc realizou, em 2010, 43 milhões de atendimentos, enquanto o Senac realiza mais de 100 mil qualificações por ano”, disse. O restauro do Paço da Liberdade também foi motivo de debate, pois foi uma das ações que promoveu segurança pública no Centro da cidade e contribuiu diretamente com os trabalhos desenvolvidos pela polícia. Projetos semelhantes de revitalização estão sendo desenvolvidos nas cidades de Londrina, Maringá, Castro, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon, o que evidencia uma preocupação com todo o Estado. “Precisamos de parcerias para juntos fazermos um Paraná mais seguro. Estamos abertos para novas ideias”, frisou Piana.
O diretor da Escola Superior da Polícia Civil, Luiz Alberto Cartaxo de Moura, destacou que a segurança é dever do Estado, no entanto, a responsabilidade é de todos, ao enaltecer as atividades desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac. “Esta entidade contribui muito para a segurança ao realizar programas de inclusão social. Somente com trabalhos de base é possível diminuir a criminalidade, pois assim são oferecidos saúde, educação, esporte, lazer e cultura”, ponderou.
Ao fim da reunião, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Francisco Batista da Costa, prestou ao presidente Piananuma homenagem pelos préstimos à
segurança pública do Estado. Presentes também estavam os diretores regionais do Sesc Paraná, Dimas Fonseca, e o do Senac Paraná, Vitor Monastier; o vice presidente da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt, além de membros da diretoria da instituição.
Fonte: Fecomércio