Circuito tecnológico estimula qualidade nas empresas

Cidades paranaenses recebem programação do Sebrae destinada a melhorar produtividade dos micro e pequenos negócios

Curitiba – Empresários e profissionais do setor de vestuário no noroeste do Paraná têm oportunidade de participar gratuitamente do Circuito Tecnológico de Qualidade e Produtividade. A iniciativa é do Sebrae no estado e consiste numa intensa programação de capacitações, realizadas durante um dia em cada cidade atendida. Os treinamentos já aconteceram em Maringá e Nova Esperança e chegam a Cianorte em 4 de março.

O objetivo do Circuito Tecnológico é fortalecer o controle de qualidade e melhorar a produtividade das empresas do setor de vestuário. De acordo com o consultor do Sebrae Élvio Saito, o circuito foi desenvolvido a partir das necessidades das empresas, identificadas por meio do diagnóstico do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), iniciativa do Sebrae Nacional executada no Paraná pelo Sebrae estadual e Fundação Araucária. O programa dissemina a cultura da inovação junto aos pequenos negócios. “A partir do treinamento, esperamos que as empresas alcancem bons resultados em diminuição de custos, melhora de qualidade e otimização do tempo”, completa Élvio Saito.

Clínica tecnológica

O agente local de inovação em Maringá e especialista em gestão empresarial Jefferson Luiz Ramos da Silva explica que o diagnóstico nesse município atendido pelo circuito ocorreu de agosto de 2010 até o início deste ano, quando os empreendimentos foram visitados e analisados. “Ao finalizamos o diagnóstico, o Sebrae já programou o Circuito Tecnológico para os primeiros meses do ano. Isso é muito positivo porque as empresas podem se preparar melhor para retomar o ritmo acelerado de produção”, destaca Jefferson.

A programação do Circuito Tecnológico de Qualidade e Produtividade prevê, em cada cidade, uma Clínica Tecnológica em Produção, das 8h às 17h, que consiste em consultorias com duração de uma hora para os empresários ou chefes de produção. À noite, das 19h30 às 21h30, haverá a palestra “Importância da qualidade e produtividade nas indústrias de confecções”, da qual podem participar tanto empresários quanto colaboradores.

Fonte: Sebrae/PR