Nos cinco dias de feira, organização comemorou presença de 180 mil pessoas, igualando marca do ano passado.
A 23ª edição do Show Rural Coopavel, que acabou na sexta-feira (11), em Cascavel, atraiu mais de 180 mil pessoas em apenas cinco dias de feira. Antes do fim do último dia de evento, o volume de negócios era estimado em cerca de R$ 800 milhões. Somente no estande da Itaipu passaram mais de 18 mil pessoas – ou seja, pelo menos 10% de todos os visitantes conheceram um pouco mais da maior geradora de energia elétrica do mundo. A principal atração foi o protótipo do ônibus elétrico, desenvolvido pela Itaipu. Os visitantes também assistiram a vídeos institucionais da usina e receberam kits com material informativo.
Jorge Samek e Rogério Rizzardi caminham pelo Show Rural. Ao fundo, o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, e o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.
Movimentação intensa: mais de 18 mil pessoas passaram pelo estande da Itaipu no Show Rural.
Para o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, o Show Rural é o melhor evento do agronegócio brasileiro e vitrine para o mundo. “É um exemplo de como se produz com qualidade”, elogiou o DGB, que aproveitou a visita para uma verdadeira maratona de entrevistas e encontros com autoridades do setor rural. “O resultado que vemos aqui é fruto de muito trabalho, de muita organização. O que a Coopavel conseguiu fazer na região só consegue quem tem muita respeitabilidade”, reforçou.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette (à dir.), recebe Jorge Samek e o secretário da Indústria e Comércio do Estado, Ricardo Barros.
Ainda segundo Samek, o Show Rural evidencia uma tendência que ganhou força na última década: a conciliação da melhoria do solo e da produtividade com a preservação do meio ambiente. Algo que, na região, foi conseguido com o apoio da Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa (CAB). “O que vemos hoje é uma conscientização cada vez maior dos nossos produtores, sempre buscando melhorar sem agredir o meio ambiente. E o que temos aqui é uma universidade a céu aberto, uma coisa espetacular”.
Descontração: Divo Grolli, Flavio Arns, o prefeito Edgard Bueno, o deputado Eduardo Sciarra e o DGB Jorge Samek.
À tarde, Samek acompanhou o vice-governador do Paraná e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, em visita por alguns estandes da feira e de uma entrevista para a imprensa local. Também participaram da coletiva o presidente da Copavel, Dilvo Grolli, e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, entre outras autoridades.
Diretor-geral da Itaipu conversa sobre soja com Dilvo Grolli e o vice-governador, Flávio Arns.
Público
Segundo o coordenador geral do Show Rural, Rogério Rizzardi, o público surpreendeu a organização, mas não apenas pela grande quantidade de pessoas. “Porque o tamanho muitas vezes não expressa uma realidade. O que expressa para nós é o desprendimento, a forma como as pessoas vieram até aqui, inclusive com a participação da família”, disse.
Samek acompanhou coletiva de Flávio Arns ao lado do prefeito de Cascavel, Edgard Bueno.
Rizzardi acrescentou que o produtor também se convenceu de que, para crescer, é preciso investir em profissionalização. “Aqui está a grande oportunidade para o conhecimento”, destacou.
Parceira número um
Sobre a participação dos parceiros – foram 370 expositores –, o coordenador geral lembrou que “Itaipu sempre foi a parceira número um do Show Rural”, ao lado de entidades importantes, como a Embrapa e a Emater. “Por isso temos um carinho muito especial pelos nossos parceiros”.
Capricho da organização era evidente em cada canto do parque de exposições.
Comitê Gestor
O Comitê Gestor externo do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável, do Cultivando Água Boa, reuniu-se na última quarta-feira no estande da Itaipu no Show Rural. Entre as principais deliberações do comitê, que é composto por cerca de 60 organizações, estão a possibilidade de abrir o espaço agroecológico mantido por Itaipu e outros parceiros no Show Rural para visitas técnicas ao longo de todo o ano. Outro ponto discutido foi estabelecer uma parceria do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) com a Estação Experimental do IAPAR, de Santa Tereza do Oeste, que dispõe de uma área de 10 hectares e tem pesquisas bem sucedidas no controle de plantas invasoras.
Fonte: Ascom – Itaipu Binacional