CACB inaugura agenda internacional

Gerd Peters, presidente da Câmara de Essen, acompanhado do diretor-executivo da entidade alema, Ulrich Meier (E) e do  executivo da CACB, Carlos Rezende (D).

A CACB abre o ano focada em novas ações internacionais. A entidade recebeu, nesta segunda-feira (14.02), a visita do presidente da Câmara de Essen, Gerd Peers e do vice-presidente da entidade, Urlich Meier. O presidente da Câmara alemã, disse que a visita à sede da CACB, em Brasília, oportunizou conhecer a atual gestão da CACB e seus projetos, como o Empreender e o Conselho de Mediação e Arbitragem. Ele ressaltou a vocação empreendedora da CACB e a importância do seu papel como indutor do desenvolvimento econômico.

O presidente da Câmara alemã gostou da metodologia do Conselho Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMAE), projeto também da CACB, e não descartou uma possível parceria no futuro. O programa, realizado em parceria com o Sebrae Nacional, promove a solução de conflitos, através de Métodos Extrajudiciais e Solução de Controvérias (Mescs). O diretor-adjunto do CBMAE, Aldo Telles, agradeceu reconhecimento do trabalho e destacou disposição da entidade em fornecer mais informações aos colegas alemães

Parcerias:

Carlos Rezende, executivo da CACB, também é otimista em relação a novas parcerias.  “A CACB tem tradição em programas de cooperação internacional. Atualmente, através de uma parceria com a BFZ- outra entidade alemã- levamos programas de desenvolvimento econômico e social em países com o Paquistão, Honduras e Timor Leste. Nosso objetivo é ampliar os acordos de cooperação e levar estes programas de sucesso a outros países”, afirmou.

Entre 2005 e 2007, a CACB, junto com a Câmara de Essen, implementou o Capacitar Nordeste, em mais de 30 associações, em oito estados da região. A metodologia, desenvolvida pela CACB, gerou bons resultados trazendo melhoria de gestão das entidades empresariais e qualidade dos serviços,estimulando as empresas locais. Como consequência, as ações do Capacitar geraram aumento de competitividade e desenvolvimento econômico e social.

Apesar do sucesso internacional, que resultou na premiação do projeto, a CACB não conseguiu ir adiante pela falta de parcerias. Algumas entidades, como a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) expandiram o projeto em mais de 50 associações paranaenses.

Os reflexos do Capacitar Nordeste, serão tema de workshops e reuniões, em Curitiba e no Recife. Os representantes da Câmara de Essen deixam o Brasil, no sábado (19).

No Brasil:

O Empreender, realizado em parceria com o Sebrae,  está presente em todas as unidades federativas para fortalecer as micro e pequenas empresas ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.  Estes grupos são compostos por empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais, com a participação de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões. Eles discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. A diferença de outros projetos é que as soluções são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.

Fonte:Imprensa CACB