Curitiba – O embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, acompanhado do cônsul-geral da França em São Paulo, Sylvain Itté, e da consulesa honorária da França em Curitiba, Emilie Dely, visitou na última terça-feira (15/2) a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), para identificar as novas possibilidades de parcerias entre as indústrias francesa e paranaense. No Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), Saint-Geours conheceu o projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, um exercício prospectivo que projeta a posição dos setores industriais do Paraná em relação às tendências internacionais em termos de tecnologia, economia e indústria num horizonte de 10 anos.
“O interesse é de construir parcerias estratégicas, ver os novos projetos econômicos e comerciais que podemos implementar e ampliar as parcerias científicas e universitárias que já temos”, afirmou o embaixador. A FIEP já estabeleceu importantes parcerias com entidades francesas, especialmente entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) e a Universidade de Tecnologia de Compiègne, para formação em gerenciamento de projetos industriais, e na formação da Associação de Rhône-Alpes de apoio à internacionalização da pequena e média empresa (Erai), que estreita os negócios entre empresas paranaenses e da região francesa de Rhône-Alpes.
“Estamos procurando fortalecer parcerias para aproximar as micro e pequenas indústrias paranaenses da internacionalização dos negócios. Nosso papel é dar suporte às indústrias que desejam parcerias como essas e precisam de algum apoio”, disse o vice-presidente da FIEP, Rommel Barion. No encontro, os diplomatas franceses também conheceram mais sobre o C2i – Centro Internacional de Inovação do Sistema FIEP, que articula produtos e serviços de inovação do Serviço Social da Indústria (SESI/PR), SENAI/PR e Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PR) e parceiros.
“Fazemos um convite para que conhecessem as plataformas de trabalho do C2i e levar aos empresários franceses as informações de um dos mais importantes e desenvolvidos centros do mundo nessa área”, afirmou o presidente do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da FIEP, Victor Barbosa.
“Não sabia de todo o potencial formidável apresentado pela FIEP. Uma das tarefas que temos na França é incentivar a chegada de pequenas e médias empresas aqui no Brasil. Se já há estratégias fortes e parcerias bem sucedidas podemos pensar em passar para outro nível de interação”, disse o embaixador Saint-Geours. “A FIEP tem capacidade aglutinadora no meio das empresas. Para nós ela é a porta de entrada mais eficiente para novos projetos”, concluiu.
Fonte: CNI