Lobão participa da abertura da Feira Internacional do Mármore e Granito em Vitória

O ministro de Minas Energia, Edison Lobão, participou, na terça-feira, (15) da solenidade de abertura da 31ª Vitória Stone Fair, no Espírito Santo. O evento e considerado a maior feira internacional do mármore e granito da América Latina. Lobão foi recebido pelo governador Renato Casagrande e autoridades do Estado.

O ministro visitou estandes da feira, conversou com expositores e se reuniu com representantes do setor de mineração.

Em seu discurso, Lobão destacou que o Espírito Santo é referência mundial em mármore e granito e líder na produção nacional de rochas. Lobão, falou sobre o Plano Nacional de Mineração 2030, elaborado pelo ministério com a finalidade de estabelecer diretrizes e alavancar os investimentos para o setor nos próximos 20 anos.

Segundo Lobão, o mapa geográfico brasileiro aponta para uma riqueza imensa. “O que nós precisamos fazer é realizar uma exploração que seja sustentável para está e futuras gerações”, afirmou o ministro, lembrando ainda da importante contribuição da mineração para o saldo positivo da balança comercial brasileira com as exportações de minério de ferro.

O governador Renato Casagrande agradeceu ao ministro por ter ajudado a aprovar mensagem encaminhada ao Congresso que preserva as áreas de exploração de petróleo já licitadas e dá atenção especial aos Estados produtores. “A implantação do pólo de gás químico em Linhares é outra opção para agregar valor ao gás produzido no Espírito Santo, e que dará bastante dinamismo à economia estadual”, disse.

A feira conta com a participação de 410 expositores, dos quais 95 são internacionais de países como Itália, Egito, Espanha, França, Portugal, Índia, Argentina, Grécia e Turquia numa área de 35 mil metros quadrados. Segundo os organizadores do evento, a previsão é receber 20 mil visitantes de 65 países e diversos estados brasileiros.

Segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) no período de janeiro a dezembro de 2010, as exportações do setor no Brasil somaram US$ 959,1 milhões (equivalentes a 2.239.627 toneladas de rochas) correspondendo a um crescimento 32,4% se comparado ao mesmo período de 2009.

Acompanharam o ministro na abertura da feira, o secretário de Geologia, Mineração e transformação Mineral do ministério, Claudio Scliar, e o direto-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Nery.

*com informações do DNPM

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia