Brasília – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, enfatizou, nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, que a construção civil é uma atividade importante para o desenvolvimento do país. “É um setor que realiza obras que estruturam o progresso, pavimenta o caminho para a economia crescer, gera emprego e renda e desenvolve soluções tecnológicas inovadoras”, destacou Andrade, durante a posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL). O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), em Maceió.
A cadeia da construção representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil. Conforme previsão da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), o setor deve crescer 6% neste ano ante 2010. Para Robson de Andrade, a atividade está diante de oportunidades inéditas para crescer de forma consistente. Ele citou as demandas geradas pelos eventos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. “A essas oportunidades, somam-se as obras requeridas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos segmentos de habitação e saneamento, com destaque para o Programa Minha Casa, Minha Vida”, acrescentou Andrade.
Apesar do bom momento em que vive a indústria da construção civil, Andrade falou dos desafios que as construtoras precisam enfrentar. “O primeiro é trabalharmos pela viabilidade das políticas de governo que assegurem recursos para o setor manter o ritmo de atividade e atuar em problemas crônicos, como o déficit habitacional e a revitalização das áreas urbanas.”
Andrade lembrou a importância da redução da carga tributária e da qualificação profissional dos trabalhadores do setor. “A escassez de mão de obra qualificada é um dos principais gargalos para o desenvolvimento da indústria da construção”, ressaltou o empresário. Nesse sentido, Andrade citou o trabalho doServiço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na qualificação profissional.
Eleita para o triênio 2011-2013, a nova diretoria do Sinduscon de Alagoas terá como presidente o empresário José da Silva Nogueira Filho.
Fonte: CNI