Perda de participação da indústria no mercado interno preocupa empresários


Bernardini foi o palestrante convidado para reunião do Cosec

Os membros do Conselho Superior de Economia (Cosec) da Fiesp se reuniram na segunda-feira (14) para assistir à palestra do executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Mario Bernardini.

Ele discutiu com os demais conselheiros o estudo “O Impacto do Custo Brasil e do Câmbio na Competitividade da Indústria Brasileira”, que compreende o período de 2004 a 2010.

Bernardini compartilhou sua preocupação a respeito da perda de market share (fatia de mercado) dos produtos manufaturados brasileiros, inclusive de componentes de máquinas, que estão sendo substituídos por material importado. “O quadro está piorando consistentemente”, afirmou.

Desindustrialização

O executivo disse ainda que existe, sim, um processo de desindustrialização no País. Mas que não é possível enxergá-lo quando se olha a indústria como um todo. E destacou: “A indústria de transformação, por exemplo, está perdendo peso”.

As soluções, apontadas por Bernardini – além das já discutidas amplamente pela sociedade, como atacar o Custo Brasil, reduzir os gastos governamentais e realizar a reforma tributária –, seriam aumentar a defesa comercial e melhorar o gerenciamento do câmbio.

O presidente do Cosec, o economista Antonio Delfim Netto, destacou a apresentação do executivo da Abimaq e observou que as informações apresentadas são úteis para a discussão do assunto no País.

Veja  nos links abaixo as apresentações do palestrante Mario Bernardini:

  • Impacto do câmbio e do “Custo Brasil” na Indústria Brasileira (2004 – 2010)
  • Impacto do câmbio e do “Custo Brasil” na Indústria Brasileira (2004 – 2010) – Anexos
  • Fonte: Agência Indusnet Fiesp