No programa Sintonia Ambiental desta semana, o pesquisador da Embrapa Paulo Ernani Ramalho Carvalho fornece detalhes sobre a árvore e o fruto do Jatobá. A espécie produz um fruto cuja farinha é rica em proteínas, lipídios, fibra alimentar, amido e açúcares. O Jatobá é mais uma espécie arbórea brasileira que está ameaçada de extinção.O fruto do jatobá contem uma farinha rica em proteínas, lipídios, fibra alimentar, amido e açúcares. A resina que brota da casca e o “vinho” que pode ser extraído do tronco tem propriedades medicinais e a madeira é de alta qualidade, com muitas utilizações na construção civil e na confecção de móveis. A muda é fácil de ser produzida, mas o corte acentuado e a inexistência de projetos de replantio estão transformando o jatobá em mais uma espécie arbórea brasileira ameaçada.
O jatobá é a espécie da vez na série de reportagens do Sintonia Ambiental sobre as mais conhecidas e ameaçadas espécies de árvores nativas do Brasil. A origem do nome, as suas principais características e utilidades e a sua propagação estão disponíveis no próximo Sintonia Ambiental. Quem vai dar detalhes sobre o jatobá é o pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, Paulo Ernani Ramalho Carvalho.
Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7 horas da manhã, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do Programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. Sintonia Ambiental está disponível também na internet em http://www.senado.gov.br/noticias/radio/programas.asp.
Fonte: Rádio Senado