O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, e representantes das empresas FiatPowertrain e FPT Industrial assinaram ontem, 21, no Campus de Laboratórios do Inmetro, em Duque de Caxias (RJ), protocolo de intenções para desenvolvimento de novas tecnologias no setor automotivo .
Na sua primeira visita ao Inmetro, Pimentel exaltou a confiança com a potencialidade do Brasil e com a contribuição do Inmetro para o país. “Saio daqui impressionado, como cidadão, com a pequena amostra de tudo que vi. O Inmetro dá uma enorme colaboração para este cenário, que tem reconhecimento internacional. O Brasil está a um degrau de ser um país desenvolvido, o mundo espera muito de nós”, afirmou o ministro.
O presidente do Inmetro ressaltou que os laboratórios de inovação são a conexão entre conhecimento técnico e a indústria. “A parceria representa uma contribuição direta do Inmetro no processo de inovação da indústria automobilística, visando à sua maior competitividade”, disse Jornada.
O presidente da Fiat Automóveis, Cledorvino Belini, exaltou o pioneirismo da montadora italiana, que completa 35 anos de presença no Brasil. “A Fiat foi a primeira montadora a oferecer carro a álcool. A parceria com o Inmetro não poderia ser mais oportuna, representa a conquista de um grau tecnológico de novos patamares e reafirma o compromisso da Fiat com a mobilidade humana”.
O superintendente da Fiat Powertrain e da FPT Industrial no Mercosul, Franco Ciranni, disse que a parceria é apenas o “primeiro passo de uma longa jornada que pretendemos realizar em conjunto com o Inmetro”. Entre os projetos a serem desenvolvidos no futuro, está o desenvolvimento de um motor que apresente uma melhoria significativa de eficiência energética e a criação de um programa de incentivo à formação de jovens engenheiros para atuação prioritária no setor automotivo.
Assessoria de Imprensa do Inmetro