SIGEOR, do Sebrae, foi apresentado a 13 municípios da região centro-sul; ao todo, 120 prefeituras e representantes de comitês gestores municipais da Lei Geral conhecerão o sistema
Gestores públicos e técnicos de 120 prefeituras do Paraná passarão a usar, a partir deste ano, o SIGEOR – Sistema de Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados, do Sebrae. Nesta semana, representantes de 13 municípios da região centro-sul do Estado participaram, na sede do Sebrae/PR em Curitiba, de uma capacitação para operar o sistema que vai permitir o gerenciamento e o monitoramento de projetos a serem executados pelas prefeituras. Até o final de maio, a entidade vai reunir, para workshops de capacitação, prefeituras de outras regiões do Estado, num total de 11 grupos.
Dos 13 municípios da região que vão utilizar o SIGEOR, seis participam do Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral, realizado pelo Sebrae/PR com o apoio de entidades parceiras. Os outros sete são potenciais candidatos a ingressarem no Programa, que tem como desafio transformar o ambiente de negócios, o que pode levar a uma melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), potencializando micro e pequenas empresas, além de desenvolver o empreendedorismo como gerador de emprego, renda e qualidade de vida.
“O SIGEOR é um sistema elaborado a partir de metodologia estratégica com foco em resultados, que apoiará nossos parceiros no gerenciamento e monitoramento de projetos”, explica a gerente da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae/PR, Jaqueline de Almeida. Ainda na avaliação da gerente, assim como os municípios do Programa de Desenvolvimento Local, com a utilização do SIGEOR ganham, também, os gestores públicos e a sociedade. “A população em geral poderá, por exemplo, verificar o desempenho dos projetos do governo, por meio de informações como os prazos de execução e resultados”, ressalta Jaqueline de Almeida.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, da Unidade de Gestão Estratégica (UGE), o sistema “de fácil utilização, demonstra pela internet as informações relativas aos projetos. Assim, qualquer usuário devidamente autorizado pode conferir seu andamento”.
Raio-x
Dentre os resultados esperados com a realização do Programa de Desenvolvimento Local, o Sebrae/PR e as prefeituras apostam numa maior organização e desenvolvimento de setores empresariais, fortalecimento das empresas e negócios existentes, fomento ao empreendedorismo, capital humano e social mais fortes e organizados, estímulo ao associativismo e cooperativismo e a institucionalização e bom funcionamento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Na avaliação do gerente da Unidade de Inovação e Competitividade (UIC) do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo, o SIGEOR é um sistema que permite uma gestão compartilhada, que pode ser acompanhada tanto por técnicos (agentes locais de desenvolvimento) das prefeituras como das entidades parceiras do Programa de Desenvolvimento Local. “O sistema permite, quase que em tempo real, acompanhar a execução das ações planejadas e isso permite melhorar a gestão dos projetos”, diz Castanharo.
O gerente ainda observa que o sistema também funciona como uma ‘memória’ das etapas que incidem em um projeto, bem como é capaz de identificar possíveis falhas de execução das ações, o que significa evitar a perda de recursos e tempo.
Para o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, o SIGEOR vai proporcionar agilidade na capacidade das prefeituras planejarem seus projetos, o que melhora a gestão dos programas que serão executados em prol da sociedade. “Isso reflete não só nas questões relacionadas à Lei Geral, mas a outros projetos. Por exemplo, para construir uma escola, a prefeitura pode utilizar esse processo para monitorar a execução da obra”, afirma Rissete.
Fonte: Sebrae/PR