Cooperação Brasil e Itália fortalece moda e confecção do Paraná

Executivo da CNA Federmoda visita a quinta edição do Paraná Business Collection e anuncia ações para o fortalecimento de parceria internacional

Uma comitiva organizada pela Confederação Nacional do Artesanato da Pequena e Média Empresa – CNA Federmoda visitou a quinta edição do Paraná Business Collection, realizada na semana passada, em Curitiba. A CNA Federmoda representa mais de 25 mil pequenas empresas do setor têxtil e é parceira do Sebrae/PR e da Região Emilia-Romagna, em projetos de cooperação no Paraná.

De acordo com Antonio Franceschini, executivo da CNA Federmoda, o empresário, Luigi Rossi, que trabalha com o segmento de aviamentos na Itália, e o jovem estilista italiano, Valerio Lupi, acompanharam o Paraná Business Collection, uma iniciativa do Sebrae/PR e Sistema FIEP, para conhecerem um pouco mais o que os novos designers da moda estão propondo e a realidade das indústrias do Paraná.

A parceria entre a Emilia-Romagna, região italiana mundialmente conhecida pela alta concentração de micro e pequenas empresas e forte desenvolvimento regional, e o Paraná foi firmada em 2008. Desde essa data, funciona na sede do Sebrae/PR em Curitiba, um posto avançado da Emilia-Romagna, que serve como apoio para o desenvolvimento de projetos entre as duas regiões.

Em 2010, fruto da  parceria CNA Federmoda, Governo da Emilia-Romagna e Sebrae/PR, o estudante de moda Acácio Mendes Pereira Neto, vencedor do 7º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, e a empresária e estilista Isabella Shimizu Seghese, da marca Picnicdelefante, viajaram para a Itália e participam do Riccione Moda Italia, semana de moda que destaca jovens profissionais e estilistas de moda.

Em retribuição à participação de Acácio e Isabella, o designer Valerio Lupi, do Riccione Moda Italia, participou de desfile no último sábado, dia 19, no Paraná Business Collection. Minutos depois do desfile, Hildo Paulino Fabri Neto, estudante do curso técnico de Estilismo de Confecção Industrial do Senai/PR e vencedor do 8º Prêmio João Turin, recebeu a notícia que também participará do Riccione Moda Italia, em 2011, a convite da CNA Federmoda, Governo da Emilia-Romagna e Sebrae/PR.

“Essa é a terceira vez que a CNA Federmoda participa do Paraná Business Collection. O evento está cada vez mais estruturado e a troca de experiências entre os jovens tem sido de suma importância para o processo de cooperação entre Brasil e Itália, sobretudo porque são discutidos, além de temas como tendências da moda, outros vieses como o mercado, por exemplo”, diz Antonio Franceschini.

Para este ano, detalha Franceschini, estão previstas várias ações para fortalecimento da cooperação entre Brasil e Itália. “Ainda este ano, empresários das malharias de Imbituva irão à Itália para se encontrar com empreendedores italianos da Emilia-Romagna. São passos pequenos, mas importantes para se firmar uma relação comercial e de troca de conhecimentos”, afirma o executivo.

Laços fortes

A representante da Emilia-Romagna para Assuntos de Cooperação Internacional – Brasil/América Latina, Alessia Benizzi, fala da importância de eventos, como o Paraná Business Collection. “O Paraná Business Collection fortalece a relação de parceria entre Brasil e Itália, pois atrai tanto empresários italianos, quanto brasileiros, e estimula a realização de encontros de negócios, no quais se definem novas estratégias de mercado e troca experiências a médio e longo prazo”, considera.

Alessia Benizzi explica que a Itália recebe pedidos de várias partes do mundo como Europa, Rússia e Estados Unidos, para, por exemplo, personalizar linhas de moda. “As linhas de moda não querem ser massificadas, mas cada vez mais estratégicas para atingir um público selecionado. A Itália é referência tanto na produção de moda quanto na pesquisa tecnológica. Então, se a Itália adota os conceitos da moda brasileira, como por exemplo, a cor, que é uma característica marcante, com certeza o País passa a ser uma importante vitrine para o mundo”, analisa.

Oportunidade única

Para a coordenadora estadual do setor de Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, a parceria com a Emilia-Romagna proporciona uma oportunidade única aos jovens talentos brasileiros. “Com a presença dos jovens estilistas brasileiros na Itália, o Paraná ganha visibilidade internacional. Na Emilia-Romagna, o relacionamento entre os empresários e universidades gera uma importante troca de conhecimentos, necessários para promover avanços e resultados para ambas as partes. Queremos reproduzir esse modelo de parceria aqui no Paraná”, reflete a coordenadora.

Alessia Benizzi comenta que programação do ano da Itália no Brasil, que vai de julho de 2011 a julho de 2012, será uma oportunidade para se estreitar ainda mais o relacionamento entre os dois países. “O governo e as entidades italianas devem colaborar ainda mais com o Brasil. Como a região da Emilia-Romagna tem projetos no Brasil e uma relação bem desenvolvida com o estado do Paraná, vamos lançar a semana da Emilia-Romagna, que poderá, inclusive, coincidir com a próxima edição do Paraná Business Collection. Esse evento servirá para apresentações de iniciativas culturais e a  integração das empresas de várias cadeias produtivas”, sinaliza.

Encontros empresariais

Ainda de acordo com Alessia Benizzi, em 2011, devem acontecer encontros empresais entre Brasil e Itália, para que seja trabalhada uma visão estratégica de desenvolvimento de produtos em paralelo à ideia criativa. Segundo ela, é preciso apostar em visão de mercado e estratégias, pensar na criação, no uso de matérias-primas diferenciadas, como fios orgânicos, e em tendências de consumo pautadas em estilos de vida, para se ter uma visão bem ampla de mercado e de mundo.

“Queremos cada vez mais desenhar percursos formativos profissionalizantes para os estilistas. Na Itália, isso também é um desafio, mas as formações já estão unindo criatividade e business. Outro objetivo é aproximar as universidades e promover a troca de estudantes, e estágios de jovens formados no Brasil e na Itália. Essa seria uma forma de se adentrar na cultura produtiva e no estilo de vida de cada País”, observa.

Visão de futuro

Para o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, que participou do Prêmio João Turin e acompanhou a comitiva italiana, no Paraná Business Collection, existe uma intenção de expandir cada vez mais a cooperação Itália-Brasil. “Queremos que outras regiões, assim com a Emilia-Romagna, mantenham relacionamento com empresários do Paraná. Entidades como o Sebrae/PR são fundamentais nesse processo de cooperação”, assinala Venezia, citando a região italiana do Vêneto como a próxima a iniciar um processo de aproximação com o Paraná.

“Temos interesse em trocar experiências em temas como unidades produtivas, transferências de tecnologias, agroindústrias, alimentos e biotecnologia.” “Estamos vivendo um momento de grande interesse entre os dois países. A Itália quer ampliar ainda mais os laços com países como o Brasil.”

Fonte: Sebrae/PR