Ministro do Turismo anuncia nova classificação de hotéis

O ministro do Turismo, Pedro Novais, anunciou nesta terça-feira (22/02), que, nos próximos 15 a 20 dias, publicará Portaria reintroduzindo o sistema de classificação da rede hoteleira no Brasil. A decisão foi divulgada durante a primeira reunião deste ano da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada na sede da entidade, em Brasília.

Estiveram presentes o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, o vice-presidente Gil Siuffo, o diretor secretário Pedro Nadaf, dirigentes das instituições que compõem a CET e parlamentares. Para o ministro, a medida “é uma exigência do próprio mercado internacional diante da realização no País de grandes eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016”. Segundo ele, os ganhos estão na segurança que dará aos usuários, a garantia da rede hoteleira de que estará no mesmo patamar das redes dos países desenvolvidos e a natural melhoria dos serviços.

O padrão que será adotado no Brasil, adiantou o ministro em entrevista ao Portal CNC, será superior ao que havia anteriormente e que vigorou até o início da década passada. “Será melhor porque vamos equiparar a rede nacional à rede estrangeira”, afirmou. Pedro Novais revelou ainda que a classificação não ficará restrita aos hotéis, mas se estenderá a todos os outros serviços ligados ao turismo. Esta Portaria, concluiu, é apenas o primeiro passo para dar um salto de qualidade em todos os segmentos do setor.

O diretor secretário da CNC, Pedro Nadaf, vibrou com o anúncio do ministro. “Era uma reivindicação do setor e é muito importante porque o turismo ganhará visibilidade internacional muito maior por conta da Copa do Mundo das Olimpíadas”, justificou. Na sua avaliação, a partir da Portaria, o País terá uma normatização e os usuários a opção de escolher o local onde se hospedar porque haverá uma classificação de acordo com o nível de conforto e qualidade do hotel.

Ele elogiou ainda a decisão do ministro de classificar também os serviços por entender que a normatização criará regras mais claras, melhorando a qualidade do produto oferecido ao consumidorl. “O mais importante, porém, é que o anúncio tenha sido feito na CNC, que tem a efetiva representação do turismo no Brasil, e numa reunião da Câmara, que pela sua capilaridade fortalece ainda mais o papel que executa na defesa dos interesses do setor.”

O coordenador da Câmara de Turismo, Alexandre Sampaio, afirmou que a classificação tem dois pontos cruciais para a organização do setor: é facultativa e não será óbice à participação dos hotéis em licitações governamentais para a contratação de hospedagem por empresas públicas, autarquias ou órgãos diretos da administração. “A hotelaria nacional é inteiramente a favor dessa Portaria. A grande maioria dos hoteleiros ansiava por essa medida e vai colaborar para a sua implementação”, disse.

Na abertura da reunião da CET, o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, elogiou a atitude do ministro ao se prontificar a participar de um encontro com os empresários de turismo e ouvir as suas reivindicações. Pedro Novais ouviu a apresentação de cada um dos representantes das entidades que integram a Câmara. Depois, em seu discurso, informou que o Ministério trabalha com quatro eixos: qualificação profissional, linhas de crédito especiais para a hotelaria, investimentos em infraestrutura e promoção. Ele revelou que, somente para a Copa de 2014, estão previstos mais de R$ 20 bilhões em investimentos federais.

Fonte: CNC Foto:Carlos Terra