Proporcionar aos participantes conhecimentos referentes ao sistema público de escrituração digital (SPED), bem como apresentar alternativas para emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e). Esses são os objetivos do curso de Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica que o Senac de Campo Mourão vai realizar a partir do próximo dia 5 de março.
Restam poucas vagas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 14 às 17 horas. O curso terá duração total de 21 horas e vai se estender até o dia 30 de abril. Foram abertas apenas 14 vagas e dois pré-requisitos são exigidos os interessados: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio concluído. O curso é Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica no Senac direcionado a contadores e profissionais da área financeira.
Da programação do curso constam abordagens sobre: Sistema público de escrituração digital (SPED), histórico e abrangência, legislação, benefícios, assinatura digital, obrigatoriedade, layout dos arquivos; SPED contábil: livros contábeis, o e-lalur (livro de apuração do lucro real) e a central de balanços; SPED fiscal: livros e informações fiscais; controle do ICMS sobre o ativo permanente (CIAP); livro de controle e apuração do Pis/Cofins; livro de controle da produção e estoque (LCPE) e folha de pagamento eletrônica.
Sobre Nota fiscal eletrônica (NF-e): abordará os seguintes aspectos: evolução do processo de emissão, legislação e obrigatoriedade, fluxo de emissão e programas emissores, procedimentos para emissão, documento auxiliar da nota fiscal eletrônica (DANFE), cancelamento e procedimentos de contingência;
automação do processo de recebimento, Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), frete eletrônico; Manifesto de Documentos Eletrônicos (MDC-e), Nota fiscal por rádio frequência (RFID), Controle de eventos na nota fiscal # segunda geração, Acompanhamento fiscal e Integração dos sistemas de fiscalização e a nova relação fisco x contribuinte.
Fonte: Senac