Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica no Senac de Campo Mourão

Proporcionar aos participantes conhecimentos referentes ao sistema público de escrituração digital (SPED), bem como apresentar alternativas para emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e). Esses são os objetivos do curso de Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica que o Senac de Campo Mourão vai realizar a partir do próximo dia 5 de março.

Restam poucas vagas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 14 às 17 horas. O curso terá duração total de 21 horas e vai se estender até o dia 30 de abril. Foram abertas apenas 14 vagas e dois pré-requisitos são exigidos os interessados: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio concluído. O curso é Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica no Senac direcionado a contadores e profissionais da área financeira.

Da programação do curso constam abordagens sobre: Sistema público de escrituração digital (SPED), histórico e abrangência, legislação, benefícios, assinatura digital, obrigatoriedade, layout dos arquivos; SPED contábil: livros contábeis, o e-lalur (livro de apuração do lucro real) e a central de balanços; SPED fiscal: livros e informações fiscais; controle do ICMS sobre o ativo permanente (CIAP); livro de controle e apuração do Pis/Cofins; livro de controle da produção e estoque (LCPE) e folha de pagamento eletrônica.

Sobre Nota fiscal eletrônica (NF-e): abordará os seguintes aspectos: evolução do processo de emissão, legislação e obrigatoriedade, fluxo de emissão e programas emissores, procedimentos para emissão, documento auxiliar da nota fiscal eletrônica (DANFE), cancelamento e procedimentos de contingência;
automação do processo de recebimento, Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), frete eletrônico; Manifesto de Documentos Eletrônicos (MDC-e), Nota fiscal por rádio frequência (RFID), Controle de eventos na nota fiscal # segunda geração, Acompanhamento fiscal e Integração dos sistemas de fiscalização e a nova relação fisco x contribuinte.

Fonte: Senac