70% dos advogados consideram fáceis os procedimentos do processo eletrônico

A maioria aprova o atendimento e a estrutura e afirma que o trabalho ficou melhor

  • 78% dos advogados diminuíram o número de idas ao fórum
  • 70% afirmam que aprenderam os procedimentos com facilidade (somente 1% ainda não conseguiu aprender)
  • 63% afirmam que o trabalho ficou mais fácil (para 7%, não houve mudança)
  • 70% apostam que a celeridade processual vai aumentar
  • 77% consideram excelente ou boa a estrutura oferecida no Fórum
  • 81% consideram o atendimento dos servidores excelente ou bom
  • 83% dos advogados afirmam que obtiveram a orientação necessária
  • 80% estão peticionando regularmente no processo eletrônico

Setenta por cento dos advogados que atuam na Justiça do Trabalho do Paraná aprenderam com facilidade os procedimentos do processo eletrônico, implantados em agosto de 2009 e ampliados para todas as Varas do Trabalho de Curitiba em janeiro desse ano. Esse é um dos dados da enquete realizada com os usuários do Escritório Digital, ferramenta de acesso ao processo pela Internet. A pesquisa mostra o otimisto dos profissionais com o processo eletrônico. Para 78% deles o número de deslocamentos até o Fórum já diminuiu, e 63% afirmam que o trabalho ficou mais fácil (para 7%, não houve mudança).

A força-tarefa preparada pelo Tribunal Regional do Trabalho para atender os advogados também foi aprovada: 36% consideraram o atendimento excelente e 45% consideraram-no bom; 14% avaliaram como regular e somente 6% acham que o atendimento é insatisfatório. Quanto à estrutura oferecida, que inclui computadores, scanners e outros equipamentos, é excelente, segundo 20% dos usuários, e boa na opinião de 57%. Para 16% a estrutura é regular e 7% não ficaram satisfeitos.

Oitenta por cento dos usuários afirmam que estão peticionando regularmente e 70% relatam que tiveram facilidade para aprender os novos procedimentos. Outros 29% aprenderam com dificuldade e somente 1% não aprendeu ainda.

Fonte: Imprensa Tribunal Regional do Trabalho