Laboratórios ambientais do SENAI do Paraná são acreditados pelo INMETRO

Curitiba – Os laboratórios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) passaram a integrar neste ano a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE) do INMETRO. A acreditação, que é o reconhecimento formal da competência técnica de entidades para executar determinadas atividades, foi confirmada na reunião do Comitê de Acreditação do INMETRO ocorrida em janeiro, após avaliação feita por equipe de auditores.

Foram acreditados 70 ensaios de metais e de compostos orgânicos, assim como ensaios físico-químicos e microbiológicos. Também foram reconhecidas as atividades de amostragem de efluentes e de águas (bruta, de consumo e de hemodiálise). “Essa conquista é resultado do trabalho executado há mais de 20 anos para atender os requisitos de confiabilidade metrológica e necessidades das indústrias no que se refere aos ensaios ambientais”, disse a coordenadora, Rosângela Mitiyo Handa.

A acreditação permite que os resultados analíticos obtidos nos laboratórios do SENAI/PR sejam aceitos em outros países. “O sistema do INMETRO segue diretrizes equivalentes às de outros organismos estrangeiros congêneres com os quais mantém acordo de reconhecimento mútuo: os laboratórios integrantes da RBLE têm seus resultados reconhecidos por organismos de acreditação de outros países e vice – versa”, explicou. Os laboratórios do Senai CIC integram assim o catálogo de organismos acreditados disponível no site do INMETRO e poderão utilizar o selo concedido pelo órgão.

Segundo Handa, a acreditação dos laboratórios representa um grande marco não apenas para o SENAI/PR, mas também para a rede de laboratórios do estado. “No Paraná, ainda é reduzido o número de laboratórios de ensaios acreditados. Hoje, treze laboratórios integram a RBLE, sendo que apenas três atuam na área ambiental”, informou Handa.

AVALIAÇÃO DETALHADA – Para serem acreditados, os laboratórios foram avaliados em detalhes por equipes independentes e com conhecimentos técnicos específicos da área ambiental. O processo de acreditação não é concedido de maneira geral para o laboratório, mas sim por ensaios em um determinado produto segundo determinada norma, regulamento ou procedimento estabelecido.

Para manter o reconhecimento, é preciso que o sistema da qualidade seja constantemente melhorado. O INMETRO realiza reavaliações presenciais periódicas: a primeira ocorre em até doze meses da data da acreditação e as demais em até 24 meses da última reavaliação.

Os laboratórios do SENAI/PR prestam serviços de ensaios ambientais desde 1990 e iniciaram seu sistema de gestão com a implantação em 1994 da ISO 9.001, que posteriormente foi adaptado para os requisitos da ISO 17.025.

Fonte: CNI