Federação gaúcha quer ação urgente contra barreiras da Argentina

Porto Alegre – O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, enviou manifestação ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, pedindo ação urgente contra as restrições impostas pela Argentina à compra de produtos brasileiros por meio da aplicação de licenças não automáticas.

Segundo Tigre, além desta questão pontual, o governo brasileiro precisa buscar soluções permanentes para o relacionamento bilateral. “O fluxo de comércio com a Argentina deve ter regras de longo prazo para evitar a sucessão de surpresas que vêm prejudicando sistematicamente o setor exportador do Brasil”.

Tigre destaca que no caso do Rio Grande do Sul “12% das exportações estão sendo afetadas, envolvendo US$ 201,8 milhões. Segmentos importantes da nossa economia já acumulam prejuízos, como as indústrias de máquinas agrícolas e de calçados”. O Rio Grande do Sul é tradicionalmente deficitário com a Argentina, com um saldo negativo, em 2010, de US$ 1,8 bilhão.

Fonte: CNI