O Governo do Paraná montou um estande para atender empresários e empreendedores na Feira do Empreendedor 2011 – Paraná, realizada pelo Sebrae, de quinta-feira (17) a domingo (20), no Expo Unimed, em Curitiba. A secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul vai prestar informações sobre a nova política fiscal do Estado, alterada recentemente com o programa Paraná Competitivo.
“Técnicos e servidores poderão esclarecer dúvidas e passar informações aos micro e pequenos empresários e aos empreendedores interessados nos benefícios fiscais que o governo pode autorizar para novos investimentos no Paraná”, explica o secretário Ricardo Barros.
Entre as principais mudanças na política fiscal está a flexibilização do percentual do ICMS a ser diferido. Antes, os índices eram fixos e definidos conforme a região fosse mais ou menos pobre. Agora, o benefício varia de 10% a 90%, e a taxa passa a ser definida por comitês formados por técnicos e secretários de Estado. São levados em conta critérios como tipo do investimento, número de empregos a serem gerados, impacto econômico e grau de inovação. Além disso, haverá um conselho consultivo formado por entidades representativas da indústria, comércio, agricultura, transporte e das cooperativas.
No mesmo estande, funcionários da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) estarão disponíveis para sanar dúvidas e agilizar o atendimento para empresários. “Nossa equipe vai facilitar os negócios para o empreendedor”, salienta Ricardo.
FEIRA – A Feira do Empreendedor vai funcionar das 14h às 22h, de quinta-feira a sábado, e das 14 às 20 horas, no domingo, com atendimento, palestras, exposição de oportunidades de negócios, informações e ações de inovação, para fortalecer o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas.
“Serão quatro dias dedicados à difusão do empreendedorismo, disseminação do conhecimento, oferecimento de soluções empresariais e estímulo, surgimento, ampliação e diversificação de novos negócios”, diz Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Mais de 130 palestras sobre gestão, marketing e finanças, entre outros temas, e sobre oportunidades de negócios serão realizadas, totalizando 19 mil vagas, oferecidas em oito salas de treinamento, uma especial para jovens empreendedores. Está prevista também a realização de três palestras-magnas, com capacidade para 2,4 mil pessoas cada.
Serviço:
Feira do Empreendedor 2011 – Paraná
17 a 20 de março
Pavilhão de exposições do Expo Unimed, na Universidade Positivo
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido.
A abertura será no dia 17, quinta-feira, às 19h30.
Fonte: SEIM