170 entidades foram consultadas para a pesquisa, lançada nesta segunda-feira, dia 21, em Brasília
A terceira edição do Monitor da Percepção Internacional do Brasil (MPI-BR) revela as expectativas inflacionárias para os próximos 12 meses. A pesquisa, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi divulgada nesta segunda-feira, dia 21, às 14h30, na sede do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed. BNDES, auditório do subsolo).
Os agentes internacionais consultados também responderam sobre as perspectivas em relação à evolução do Produto Interno Bruto (PIB), das condições gerais de crédito, do acesso da população a bens de consumo. O Monitor traz ainda a percepção dessas entidades quanto ao nível de violência no Brasil e, além do questionário-padrão, esta edição contou com uma enquete suplementar relacionada à taxa de câmbio e às contas externas do país.
Metodologia
O MPI-BR tem como objetivo ser uma pesquisa qualitativa sintética capaz de captar a evolução da avaliação de entidades internacionais com atuação ou representação no Brasil acerca das realidades econômica, social, política e institucional do país. O período de coleta de informações desta edição foi de 7 até 22 de fevereiro de 2011, e foram consultadas 170 entidades.
O universo dos respondentes é composto por representações de governos — por meio de suas embaixadas ou consulados —, câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais. O Monitor é calculado trimestralmente, com base em um questionário preenchido eletronicamente pelos respondentes cadastrados.
Leia a íntegra do Monitor Internacional
Fonte: Imprensa IPEA