Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o programa pretende dobrar o valor de negócios fechados na edição do ano passado, quando o programa estreou no evento. Os negócios alcançaram R$ 2,2 milhões, em 2010. No evento deste ano, a estimativa, segundo o gerente de Acesso a Mercados do Sebrae-RJ, Marcelo Weber, é atingir R$ 5 milhões, “só no ambiente da rodada de negócio”.
Entre os produtos oferecidos pelo Comércio Brasil na 23ª Super Rio Expofood, destacam-se os destinados à alimentação em geral, além de vinhos, cachaças, óleo de castanha, ostras, panelas de alumínio, uniformes, artesanato etc.
O programa objetiva “fazer uma rede de relacionamento entre as micro e pequenas empresas de todos os estados”. Um agente de mercado se incumbe de identificar as possibilidades de negócios para as empresas que integram essa rede e também com compradores fora da rede, explicou Weber. “Ele faz o trabalho de intermediação”.
Ele considerou que essa é uma oportunidade para expansão das micro e pequenas empresas já qualificadas como fornecedoras em nível Brasil. O Sebrae dá apoio a essas companhias em termos de consultoria para que tenham melhor logística, nichos de produtos e possam precificar acertadamente seus produtos. “O Sebrae dá todo tipo de orientação para que ela possa entrar nessa rede, expandir a sua atuação e fazer melhores negócios Brasil afora”.
Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), a Super Rio Expofood será encerrada hoje (24).
Fonte: Agência Brasil