SGM apresenta estatísticas dos não metálicos

A secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) publicou, nesta segunda-feira (21), a 5ª edição do Anuário Estatístico do Setor Transformação de Não Metálicos, que traz informações e dados sobre a primeira etapa de transformação industrial a que são submetidos os bens minerais.

A publicação contempla nove importantes segmentos de transformação de bens minerais não metálicos: cimento, cerâmica vermelha, cerâmica de revestimento, vidro, cal, gesso, fertilizantes e louças sanitárias e louças de mesa, estes últimos acrescentados nesta edição.

Em 2009, o faturamento do Setor de Transformação de Não Metálicos foi de US$ 19 bilhões, e gerou 367 mil empregos diretos, apresentando uma participação no PIB nacional de 0,75% e no PIB industrial, de 3,57%. Já a indústria da construção civil apresentou participação de 5,1% no PIB nacional, apesar da queda de 6,3% registrada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação ao ano anterior, reflexos da crise econômica mundial.

Construção Civil

O Setor de Transformação de Não Metálicos é muito importante para o País, pois é a base de várias atividades econômicas essenciais, como a indústria de construção civil,  destacada como um dos principais indutores do novo ciclo de crescimento nacional.

De acordo com Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), estima-se atualmente que a cadeia produtiva da construção civil, em nível nacional, representa 9,2% do PIB e é responsável pela ocupação de mais de 10 milhões de pessoas.

Acesse o anuário aqui ou na página da SGM http://www.mme.gov.br/sgm/menu/publicacoes.html .

Veja também a prévia da Indústria Mineral 2011 ( aqui ).
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia