O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná inicia, em abril, os treinamentos para advogados, calculistas e peritos para a utilização do Sistema Juriscalc, ferramenta capaz de solucionar cálculos referentes a parcelas trabalhistas. O curso é de um dia, das 10 às 17 horas, e estará disponível aos interessados de 7 de abril a 6 de dezembro, em datas pré-estabelecidas pelo Tribunal. Informações e inscrições pelo e-mail economia@trt9.jus.br.
O sistema de cálculos judiciais foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Pará, e está em plena operação naquele Regional desde 2003. Foi trazido para o TRT do Paraná e adaptado às necessidades locais. Além de solucionar cálculos relacionados a diversas parcelas trabalhistas, a ferramenta serve de subsídio para a conciliação e possibilita a liquidação ágil das sentenças. Da forma como ocorria até hoje, sem uma ferramenta disponível para os cálculos, as sentenças eram relacionadas apenas ao direito adquirido pelo trabalhador, sem cálculos. Exemplo: o juiz decide que o trabalhador tem direito a horas extras e adicional de insalubridade, mas não explicita o valor que receberá. Esse valor é calculado depois, na fase da execução, quando ocorre também o pagamento dos direitos adquiridos. Com a ferramenta, o juiz emitirá a sentença com o valor já calculado, ou seja, sentença líquida.
“A disponibilidade de uma ferramenta para o cálculo também facilitará a realização de acordos, pois o advogado, ao entrar com a petição inicial, dará à causa um valor próximo à realidade”, explica o assessor da Assessoria de Economia e Orientação de Cálculo do TRT-PR, Juarez Varallo Pont. Com a utilização da ferramenta, o prazo para a conclusão das sentenças pode ser reduzido significativamente, explica Juarez Pont. “Processos que levam muitos meses para serem resolvidos, com a utilização dessa ferramenta poderão ser liquidados em pouco tempo”, completa.
Cronograma de Treinamentos em 2011
| Meses | Dias |
Dias da Semana |
| Abril | 07 | Quinta-feira |
| Abril | 08 | Sexta-feira |
| Abril | 14 | Quinta-feira |
| Abril | 15 | Sexta-feira |
| Junho | 09 | Quinta-feira |
| Junho | 10 | Sexta-feira |
| Junho | 20 | Segunda-feira |
| Junho | 21 | Terça-feira |
| Agosto | 08 | Segunda-feira |
| Agosto | 09 | Terça-feira |
| Agosto | 22 | Segunda-feira |
| Agosto | 23 | Terça-feira |
| Outubro | 06 | Quinta-feira |
| Outubro | 07 | Sexta-feira |
| Outubro | 24 | Segunda-feira |
| Outubro | 25 | Terça-feira |
| Dezembro | 05 | Segunda-feira |
| Dezembro | 06 |
Terça-feira |
Assessoria de Imprensa do TRT-PR