MME autoriza exportar energia para a Argentina

O Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União (D.O.U), de ontem (28), a Portaria de n° 178, que autoriza a Companhia de Interconexão Energética – CIEN a exportar durante o ano de 2011 até 2.100 MWde potência e respectiva energia elétrica associada, para a República Argentina, através da Estação Conversora de Frequência Garabi, localizada no município de Garruchos (RS).

A permissão está de acordo com as diretrizes de suprimento constantes da Resolução nº 3/2010, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e com as modalidades e condições estabelecidas em memorando de entendimentos entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Planejamento Federal, Investimento público e Serviços da Argentina.

As transações de compra de energia elétrica destinada à exportação não poderão afetar a segurança eletro-energética do Sistema Interligado Nacional (SIN). O montante de energia elétrica para exportação será estabelecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em base semanal, sendo ratificado durante a etapa de programação diária de operação e ajustado em tempo real caso necessário em função de ocorrências no SIN.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia