
Curitiba – A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) recebe nesta sexta-feira, 1º de abril, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela vem a Curitiba a convite do presidente da FIEP, Rodrigo da Rocha Loures, para debater com o setor industrial paranaense o projeto do novo Código Florestal.
Rocha Loures esteve em audiência com a ministra em Brasília, em 18 de março, quando entregou uma carta com sugestões colhidas pela FIEP em reuniões com presidentes de sindicatos e empresários representativos da indústria de base florestal do Paraná. No encontro de 1° de abril, a instituição reforçará seu posicionamento, defendendo, entre outros pontos, que a questão ambiental seja tratada de maneira técnica e responsável, retirando-se da classe produtora o equivocado estigma de poluidora e devastadora.
“Os empresários do setor devem ser vistos como participantes ativos e co-responsáveis pelo desenvolvimento e o equilíbrio ambiental”, afirmou Loures. Para ele, é preciso criar marcos regulatórios ambientais apropriados ao desenvolvimento do país, substituindo a atual legislação, que é da década de 1960.
O presidente da FIEP afirma ainda que o projeto do novo Código Florestal que tramita no Congresso Nacional, relatado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), apesar de ser uma resposta aos anseios dos produtores nacionais, apresenta alguns problemas. “Uma grande deficiência do texto é a insuficiente atenção e o tratamento inadequado dispensados ao setor florestal, responsável pela produção da matéria prima para as indústrias de móveis, celulose, papel e fins energéticos”, disse ele.
A indústria de base florestal é de grande importância para a economia do Paraná. O setor é composto por 6,2 mil empresas, que geram quase 100 mil empregos diretos. No ano passado, as exportações do segmento somaram US$ 1,183 bilhão.
Fonte: CNI
