CNI defende mais recursos em infraestrutura para superar gargalos

Brasíia – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu o aumento de investimentos em infraestrutura no país como essencial para superar um dos grandes gargalos ao desenvolvimento brasileiro. A afirmação foi feita na noite de terça-feira, 5 de abril, no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, na sede da CNI, em Brasília.
“O Brasil terá ganhos efetivos de competitividade se elevar dos atuais 1,7% do Produto Interno Bruto a patamares semelhantes ao de concorrentes como China, que gasta 6% do PIB em infraestrutura, e Índia e Rússia, que aplicam mais de 4%”, declarou Andrade.

Segundo o presidente da CNI, iniciativas como a criação da Frente Parlamentar são importantes para fazer avançar no Congresso projetos que ampliam a competitividade da economia brasileira. “O crescimento do país depende de decisões legislativas. Precisamos fazer as escolhas certas com foco no desenvolvimento e não em vantagens políticas”, enfatizou Robson Braga de Andrade.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), garantiu que a atuação da Frente contribuirá decisivamente no aumento de investimentos no setor. “É possível caminhar pontualmente para que parcerias público-privadas e concessões sejam vistas como excelentes oportunidades de se multiplicar a capacidade de aplicação de recursos em infraestrutura”, assinalou Arnaldo Jardim.

A Frente Parlamentar, que reúne deputados e senadores de diferentes partidos políticos, tem oito áreas de atuação divididas por vice-presidências: Gás e Petróleo, Energia Elétrica, Mineração, Transportes, Portos e Vias Navegáveis, Saneamento, Telecomunicações e Informática e Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Fonte: CNI