Micro e pequenas empresas respondem pela maioria dos empregos gerados no início do ano

Em janeiro e fevereiro de 2011, pequenos negócios aquecem mercado formal de trabalho no Paraná, principalmente em empresas com até quatro funcionários

O volume de empregos gerados no Paraná, nos dois primeiros meses de 2011, aponta para uma tendência, confirmada a cada ano, do papel das micro e pequenas empresas no aquecimento do mercado formal de trabalho. Segundo dados levantados pelo Sebrae Nacional, a partir de números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o acumulado de empregos gerados por pequenos negócios no Estado, em janeiro e fevereiro, foi de 24.359.

O total de vagas criadas no Paraná, nesse período, incluindo médias e grandes empresas, foi de 34.755 novos postos.

As microempresas com até quatro funcionários são as principais responsáveis pela geração de empregos, no Estado. Em janeiro, das 11.614 vagas criadas por micro e pequenas empresas, 9.103 são oriundas de microempresas. Mesma tendência seguida em fevereiro. Dos 12.745 empregos gerados no mês, 9.141 foram criados em empresas com até quatro funcionários.

No cenário nacional, as microempresas também figuram como as principais fontes de criação de novas vagas. Em fevereiro de 2011, as empresas com até quatro funcionários geraram um pouco mais de um terço das vagas formais de emprego abertas, quando foi registrado o melhor resultado da história para fevereiro. Em todo o País foram 103 mil contratações feitas pelas microempresas, só no segundo mês do ano.

Em 2010, as micro e pequenas empresas responderam por aproximadamente 81% dos novos postos de trabalho criados no Paraná. O Estado fechou o ano com um saldo de 115.704 empregos gerados, ocupando o quinto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Fonte: Sebrae/PR