Seminário discute medidas contra deslizamentos e enchentes

O diretor-técnico da Mineropar, Rogério da Silva Felipe, fará palestra sobre “Uso e Ocupação do Solo: Bases para os Planos Diretores Municipais” nesta sexta-feira (15), às 14h40, no Teatro Municipal de Antonina, durante a Reunião Técnica “Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Enchentes”. O evento vai até sábado (16). A Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem o evento, com o apoio de diversas instituições públicas.
Felipe destaca a importância da caracterização do meio físico para o planejamento urbano e territorial, que é a base para os Planos Diretores de acordo com o Estatuto da Cidade, possibilitando desta forma adequar conforme o potencial ou a fragilidade deste meio os diversos tipos de uso e ocupação de solo, reduzindo os riscos de acidentes naturais e os custos das obras de infraestrutura.
Segundo os organizadores da Reunião Técnica, o objetivo do evento é discutir os conhecimentos e as técnicas para prevenir e recuperar as cidades atingidas por deslizamentos de encostas e enchentes, tentando evitar novas tragédias como as que ocorreram recentemente no Paraná e em vários estados brasileiros, ocasionando mortes e perdas de casas, além da degradação ambiental e outras perdas materiais.
As contribuições técnicas para os problemas ocorridos devido aos deslizamentos e enchentes e as alternativas de prevenção a serem discutidas durante a Reunião Técnica, destinam-se principalmente aos técnicos dos governos municipal, estadual e federal, professores, Defesa Civil e técnicos da iniciativa privada.

Programação – No dia 15 serão realizadas mesa redonda e várias palestras, entre elas, “Deslizamentos e Enchentes no Brasil e Litoral do Paraná: uma Visão Panorâmica”, “A Defesa Civil no Contexto: Funções e Adequações”, “Legislação, Licenciamento Ambiental em Áreas de Risco: o Papel do Poder Público nas Diferentes Esferas” (mesa redonda), “Causas, Efeitos e Tecnologias para a Prevenção em Áreas com Risco de Deslizamentos”, e “Uso e Ocupação de Solo: Bases para os Planos Diretores Municipais”.
No dia 16, os temas das palestras serão “Estudos Hidrológicos e Geológicos na questão das Enchentes e Deslizamentos – o caso do Rio”, “Importância Preventiva dos Sistemas Meteorológicos” e “Legislação e Políticas Públicas: uma Avaliação Crítica”.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.sobrade.com.br

Fonte: Mineropar