Colégio do SESI paranaense conquista prêmio internacional de inovação

Curitiba – O Colégio SESI Ensino Médio, do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI/PR), conquistou o prêmio internacional Hermès de l’Innovation 2011, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, da França. O prêmio reconhece empresas ou organizações que integram o desenvolvimento de produtos e serviços com a satisfação dos indivíduos e sociedade. O Colégio SESI venceu na categoria Relação entre os Homens. A premiação será nesta terça-feira, 19 de abril, em Paris.

O Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas foi criado em 2003, por Marc Giget, um dos maiores especialistas em inovação do mundo. O Instituto atua como articulador de idéias, centro de pesquisa, de reflexão e de suporte metodológico às estratégias de inovação e renovação na Europa e no mundo.

O Colégio SESI é a única experiência brasileira a receber o Hermès de l’Innovation este ano. “É um importante reconhecimento ao nosso projeto educacional inovador e deve ser motivo de orgulho para o setor industrial paranaense”, disse o presidente do Sistema FIEP, Rodrigo da Rocha Loures. Ele lembra que o projeto do Colégio SESI atendeu à estratégia adotada pela instituição nos últimos anos, de priorizar a educação como caminho para o desenvolvimento sustentável do estado.

CRIATIVIDADE E INICIATIVA – Segundo Rocha Loures, dentro dessa estratégia, a instituição escolheu o ensino médio para atuar com um projeto inovador. A metodologia Oficinas de Aprendizagem busca formar os jovens como cidadãos e profissionais proativos, mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e iniciativa própria. A base da metodologia é o trabalho em equipe, o que estimula a integração e o respeito mútuo na escola.

Iniciada em 2005, a rede de Colégio SESI é formada hoje por 44 unidades em todo o estado, com mais de 10 mil alunos. A metodologia Oficinas de Aprendizagem é baseada no trabalho em equipes formadas por alunos de diferentes séries. A cada trimestre é lançado um tema desafio e o aprendizado se dá no processo em que os alunos têm de responder a esse desafio.

O critério para escolha dos premiados com o Hermes é do próprio Instituto. A entrega do Hermès de l’Innovation 2011 ocorrerá durante o 4º Encontro Nacional de Diretores de Inovação, que será realizado nos dias 19 e 20 de abril, em Paris, e que reunirá cerca de 300 experts e diretores de inovação de grandes empresas de todo o mundo.

Fonte: CNI