Brasília – Os Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI) , que reunirão mais de mil trabalhadores na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, entre os dias 24 e 28 de maio próximo, trarão em uma modalidade específica um atrativo a mais para os competidores. Os melhores classificados no torneio de tênis garantirão vaga no mundial da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), que acontecerá no mesmo período na Associação Atlética da Bahia, em Salvador.
Além do Brasil, estarão nas quadras de tênis seleções de trabalhadores da França, Itália, Bulgária, Finlândia, Israel, Rússia e Áustria, atual campeã por equipe. A disputa reunirá mais de 100 participantes, entre trabalhadores-atletas, técnicos e chefes de delegações. “Esses atletas são pólos disseminadores de valores do esporte, como disciplina e trabalho em equipe. Vem daí o benefício para as empresas que estimulam a prática esportiva”, explica o gerente de esporte do SESI, Rui Campos.
A delegação do Brasil será formada por três equipes, com três homens e uma mulher cada. Os times serão constituídos com homens abaixo de 45 anos, selecionados entre os 12 melhores classificados no torneio nacional. No feminino, as seis melhores colocadas abaixo de 40 anos disputarão uma vaga em cada equipe. Os primeiros colocados nas categorias absoluto (mais de 16 anos) e veterano (mais de 45) se credenciarão para a disputa em torneios individuais do mundial.
No mundial de tênis de 2009, na Finlândia, o Brasil foi representado por trabalhadores-atletas das indústrias Whirlpool (SC), Furnas Centrais Elétricas (RJ), Fras-Le e Perdigão (RS), Sama (GO), Cimo Engenharia, Fitedi e Status (MG), Copel (PR), ACM construtora (MT) e Arcelor Mittal (ES). Com espírito de equipe, os atletas brasileiros conquistaram a medalha de prata com a equipe A e o quinto lugar com a equipe B.
A empresária Myrian Notini é uma das forças brasileiras no tênis. Ela já participou de três mundiais. “Aprendi muito nestas competições, dentro e fora das quadras“, diz Myrian, classificada para a disputa na Bahia ao vencer a etapa Sudeste dos Jogos Nacionais do SESI pela Ferlig Ferro Liga, de Divinópolis (MG).
O mundial de tênis de trabalhadores será a única modalidade realizada na capital baiana. O Centro Esportivo do SESI, em Simões Filho, concentrará todas as demais, incluindo o nacional de tênis. A cidade, na região metropolitana de Salvador, receberá pouco mais de mil trabalhadores de 230 empresas industriais de diferentes setores e portes. Eles competirão em dez modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete master, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia trio, xadrez e tênis.
Fonte: CNI