Seminário sobre transportes aponta rumos para a infraestrutura e logística do Paraná

Foto: Divulgação AENotícias

A situação atual dos modais de transporte no Estado foi o tema da apresentação que a Secretaria de Infraestrutura e Logística fez nesta terça-feira (19) durante o II Seminário Infraestrutura de Transportes do Paraná, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor).

Na palestra “Concepção metodológica para elaboração e acompanhamento de projetos estratégicos de infraestrutura e logística”, Josemar Ganho, integrante da Coordenadoria de Planos e Projetos de Transportes da Secretaria de Infraestrutura e Logística, disse que o Governo do Paraná está se preparando para se tornar “mais competitivo nos planos regional, nacional, subcontinental e continental”.

“É preciso pensar o papel do Paraná, no Brasil, como o de um player global”, disse Ganho, destacando a orientação do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para potencializar os interesses do Estado, numa integração que vai além do regional.

Para que isso seja possível, ele entende ser necessário buscar a inserção paranaense no mercado globalizado a partir de uma visão logística que não seja apenas estática, “com um olhar estanque, individual, sobre cada modal”, mas também dinâmica: “um olhar sistêmico de integração modal”.

Para o coordenador de Planos e Projetos de Transportes da Secretaria de Infraestrutura e Logística, a nova perspectiva gerencial vai inserir o Paraná, nos vários setores da economia, como um agente competitivo no mercado nacional. Com “visão prospectiva”, ressalta Ganho, a atuação dos players econômicos paranaenses pode ser estendida para os mercados subcontinental e até mesmo continental.

NOVO ENFOQUE – Em sua palestra, Josemar Ganho explicou que para viabilizar esse plano é preciso reorganizar o enfoque estratégico do estado. Por isso a Secretaria de Transportes foi transformada em Secretaria de Infraestrutura e Logística, que absorveu, ainda, as funções da antiga Secretaria de Obras.

Para viabilizar a reforma, além de reestruturar o setor, o Governo do Estado está implantando uma nova metodologia. Segundo Ganho, em primeiro lugar, o objetivo é fazer obras que se insiram numa visão estratégica abrangente, articulando interesses e necessidades municipais, estaduais e nacionais, com vista à globalização dos processos de relação no mundo moderno. Por outro lado, as ações da pasta – destaca – devem estar contempladas em planos plurianuais que vão do local ao geral.

SEMINÁRIO – O II Seminário Infraestrutura de Transportes do Paraná tem como objetivo promover intercâmbio entre a comunidade técnica e da cadeia produtiva do setor.

Segundo os promotores, o Paraná possui a mais extensa malha rodoviária da Região Sul, com aproximadamente 120 mil quilômetros de rodovias, sendo 12 mil quilômetros estaduais e três mil quilômetros federais, além de vias municipais e concessionadas. O modal rodoviário responde por cerca de 75% de sua matriz de transporte do Estado, que abriga o terceiro maior porto do país e quinto maior PIB .

A matriz da economia paranaense é impulsionada pelo agronegócio, pela indústria automotiva e pelo setor de máquinas e equipamentos, áreas que têm exigido cada vez mais investimentos em infraestrutura e a intermodalidade.

O evento, realizado no auditório da Apeop-PR, em Curitiba, contou com o apoio da Associação Paranaense dos Empresários de Obras Públicas (Apeop-PR) e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot-PR).

Fonte: AENotícias