Colégio SESI do Paraná é premiado em Paris

Curitiba – O Colégio SESI Ensino Médio, do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI/PR) , recebeu nesta terça-feira, 19 de abril, em Paris, o prêmio internacional Hermès de l’Innovation 2011, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, da França. O instituto foi criado por Marc Giget, considerado um dos maiores especialistas em inovação do mundo. O prêmio foi criado em 2003, como reconhecimento a empresas ou organizações que desenvolvem produtos e serviços que beneficiam as pessoas e a sociedade. O Colégio SESI venceu na categoria Relação entre os Homens.

O prêmio foi entregue por Marc Giget à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia de ensino; à gerente de Projetos Inovadores do Colégio SESI, Lilian Luitz, e o diretor executivo do Centro Internacional de Inovação (C2i), Filipe Cassapo. A cerimônia de premiação aconteceu durante o 4º Encontro Nacional de Diretores de Inovação, que prosseguiu até ontem, 20 de abril.

O Colégio SESI foi o único projeto brasileiro a receber o Hermès de l’Innovation este ano. Marc Giget conheceu a metodologia em 2008, quando visitou diversas unidades da escola, em Curitiba e Região Metropolitana. Segundo ele, não há nada semelhante. “É uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo”, afirmou.

Nesta quarta-feira (20/4), o Colégio SESI também será apresentado no painel Inserção nas Comunidades e na Sociedade, Relação com os Utilizadores.

METODOLOGIA – A metodologia aplicada no Colégio é a Oficinas de Aprendizagem, que procura formar os jovens como cidadãos e profissionais proativos mais empreendedores no sentido da inovação, criatividade e iniciativa própria.

A base da metodologia é o trabalho em equipe que estimula a integração e o respeito mútuo na escola. As equipes são formadas por alunos de diferentes séries (interseriação). A cada trimestre é lançado um tema desafio e o aprendizado se dá quando os alunos têm de responder aos desafios. Iniciada em 2005, a rede de Colégio SESI é formada hoje por 44 unidades em todo o estado, com mais de 11 mil alunos.

Fonte: CNI