Carga tributária retarda crescimento da economia

No campo da tributação, a CNI está atenta não só às grandes questões, que envolvem a necessidade de uma ampla Reforma Tributária, como também aos problemas do cotidiano. São aqueles que exigem mudanças pontuais, de aperfeiçoamento do sistema, com vistas a desonerar os investimentos e estimular a produção.

O baixo ritmo de crescimento da economia brasileira nos últimos anos tem sua origem nos elevados gastos públicos e na consequente elevada carga tributária. Para o país crescer de forma vigorosa, é necessário atrair investimentos, algo impossível com uma carga tributária de quase 35% do PIB. Nesse patamar, não há poupança nacional em volume suficiente para manter a taxa de investimento no nível desejado.

Para reverter esse quadro, a CNI faz mais do que cobrar soluções do governo – leva propostas e apresenta ideias para o desenvolvimento de um ambiente que propicie o crescimento sustentado das indústrias. Um bom exemplo de interação entre o governo e o setor privado se deu na elaboração da MP do Bem, que resultou na Lei 11.196/2005.

Ao final, a Medida Provisória editada foi recebida pela indústria como uma vitória. Incorporou no seu texto um amplo conjunto de sugestões apresentadas pela CNI na área tributária, para estimular investimentos e incentivar exportações, entre outras.

Documentos para download
O dilema fiscal: emendar ou reformar?
Carga tributária e seus efeitos na economia

Fonte: CNI