Pimentel fala sobre os desafios do Brasil no encerramento do Fórum Econômico Mundial sobre América Latina

Pimentel fala sobre os desafios do Brasil no encerramento do Fórum Econômico Mundial sobre América LatinaO Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, participou na tarde desta sexta-feira (29/4), no Rio de Janeiro, do painel “Novos passos para o Brasil” (Brazil’s New Path). O debate girou em torno dos desafios e das prioridades do país para essa nova década, sob os aspectos econômico, social, político e ambiental. Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Rio de janeiro, Sérgio Cabral, também fizeram parte do painel, que foi mediado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch.

Frente às transformações econômicas, políticas e sociais vividas atualmente pelo Brasil, os participantes responderam a perguntas sobre segurança e erradicação do crime no país; garantia da infraestrutura necessária (energia e logística) para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016; controle da inflação e redução das taxas de juros; valorização do real frente ao dólar; crescimento com sustentabilidade ambiental; e criação de emprego e renda.

Na ocasião, representando a presidenta Dilma Rousseff, Fernando Pimentel disse que o governo vai combater a inflação, mas sem abrir mão do crescimento. O ministro também falou sobre o avanço alcançado com as políticas que aliam desenvolvimento econômico e social, estabilidade e crescimento, valorizando as funções reguladoras e indutoras do Estado. “Hoje, o país sabe o caminho que quer percorrer. Os que apostarem em uma década de prosperidade e paz para o Brasil e a América Latina vão acertar”, afirmou.

Pimentel ainda ressaltou que as descobertas do Pré-Sal apontam para a transformação do Brasil em uma grande potência petrolífera, com impacto direto na abertura de um novo ciclo de industrialização, especialmente nos setores naval, de máquinas e equipamentos e petroquímico. “Além disso, o Pré-Sal vai contribuir para a formação de um fundo que ampliará o financiamento das políticas sociais, educacionais, científico-tecnológicas e culturais”.

O tema central desta edição do Fórum Econômico foi “Estabelecendo o Alicerce para uma Década Latino-Americana”. O evento, que começou na quarta-feira (27/04), é um dos encontros regionais organizados anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, além da reunião anual que ocorre em Davos, na Suíça. No Brasil, os encontros regionais já foram realizados outras três vezes – no Rio, em 2002 e 2009, e em São Paulo, em 2005.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC