Até o dia 8 de maio, acontece em Caxias do Sul (SC), no Centro de Eventos Festa da Uva, a Feira Internacional de Cultura e Artesanato “Mãos da Terra”. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), artesãos de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina participam do evento. Com essa iniciativa, aproximadamente 1.500 pessoas são beneficiados direta e indiretamente. Segundo os organizadores, a Feira Mãos da Terra, que se iniciou nesta sexta-feira (29/4), permite o intercâmbio e a troca de experiências entre os artesãos locais, de demais regiões do Brasil e de outros países. O encontro reúne 250 expositores de 28 países e 15 estados brasileiros. No primeiro fim de semana, o público estimado foi de 18 mil visitantes.
Programa do Artesanato Brasileiro
O PAB atua em parceria com entidades privadas em todo o território nacional com políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é gerar trabalho e renda e melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico do artesão brasileiro.
O programa busca ainda melhorar o aproveitamento das vocações regionais para preservar as culturas locais, aumentando o empreendedorismo desta cadeia produtiva por meio da profissionalização para o mercado.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC