Geólogos da Mineropar descobrem centro de erupção vulcânica em Cruz Machado

Um centro de erupção vulcânica exposta na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado, região Sul do Estado, foi descoberto pelos geólogos Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, da Mineropar. Mesmo sabendo-se que 60% do território do Estado do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral, ainda não havia sido identificado um centro eruptivo. De acordo com os geólogos, tanto o centro descoberto como todo o processo de erupção do Grupo Serra Geral são extintos e não representam risco.

O centro de erupção tem 134,7 milhões de anos. Os geólogos identificaram a idade aproximada com base em um estudo feito no ano passado pelos pesquisadores David Thiede e Paulo Vasconcelos, da Universidade de Queensland (Austrália).

“Até então, não se sabia como as lavas do Grupo Serra Geral chegaram à superfície. Elas vêm de 30 a 50 quilômetros de profundidade”, disse Licht.

Segundo os geólogos, o processo de erupção que se imaginava no Grupo Serra Geral era parecido com o vulcanismo que acontece atualmente no Havaí. Naquele país, vulcões como o Kilauea são caldeiras de baixa expressão topográfica e com vulcanismo não explosivo.

Arioli e Licht estão propondo, em seus estudos, um modelo alternativo para o estilo de vulcanismo do Grupo Serra Geral, que é conhecido como hidrovulcanismo, um fenômeno vulcânico e explosivo. Segundo Licht, este modelo origina-se pelo contato do magma com a água e, consequentemente, com a alta produção de vapor ainda em profundidade, resultando em um processo explosivo à superfície.

Arioli explica que, identificando este modelo alternativo de vulcanismo, pode-se contribuir para um melhor entendimento da origem e importância econômica das ocorrências de minerais metálicos como cobre, outro, prata e platinóides.

Fonte: Imprensa Mineropar