Programa torna segmento da panificação mais competitivo e lucrativo, no Paraná

A abertura e o fechamento de panificadoras; consumidores que exigem, cada vez mais, produtos diferenciados; e a necessidade de gerenciar corretamente custos e processos de qualidade e de produção são desafios constantes, enfrentados pelo segmento da panificação. De olho nesta realidade, será lançado, no próximo dia 11 de maio, em Curitiba, a edição 2011 do Programa Padaria 5 Estrelas. A cerimônia acontecerá às 19h30, na sede do Sebrae/PR, que fica no bairro Prado Velho, na Rua Caeté, 150.

O Padaria 5 Estrelas foi idealizado para desenvolver o segmento e tornar as empresas mais competitivas e lucrativas por meio de conjunto de soluções que inclui capacitações, visitas técnicas e consultorias individualizadas. Durante o Programa são abordados temas essenciais para o avanço dos empreendimentos, tais como processos de qualidade e de produção, atendimento ao cliente, gestão financeira, marketing, empreendedorismo e liderança.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado Paraná (SIPCEP), Vilson Borgamann, acredita que o Programa vai impulsionar as 1.600 padarias existentes em Curitiba e Região Metropolitana. Para ele, todas as empresas do segmento deveriam passar pelo Programa. De acordo com o SIPCEP, há mais de 4.200 padarias no Paraná. “A iniciativa vai ajudar os empresários a enxergarem os gargalos de seus negócios e a atentarem mais para as perdas que ocorrem na produção, o que diminui o faturamento”, afirma.

Durante o lançamento, o administrador Cláudio Scheneider ministrará a palestra “Aumentando a lucratividade na panificação”. Na ocasião, o palestrante irá abordar temas como a performance da panificação em 2010; perspectivas para o setor em 2011; como prosperar em um mercado em pleno emprego; aumentando a eficiência da produção e aumento de vendas.

O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Cantero de Castro, conta que o Padaria 5 Estrelas é essencial para o setor, no qual grande maioria dos empreendimentos se caracterizam como empresas familiares que estão vários anos no mercado. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam produtos e serviços que atendam suas novas necessidades e desejos, como sabores e formatos diferenciados, opções mais saudáveis e conveniência”.

Marcelo Cantero de Castro explica que o participante do Programa, além de encontrar soluções para suprir as demandas, é motivado a estabelecer relacionamento com seus clientes. “Uma tendência é a padaria se transformar em uma espécie de boutique. Valorizando a vitrine, a apresentação dos produtos, o layout, a decoração e a fachada do estabelecimento. Esses temas também são tratados durante o Programa”, destaca Marcelo Cantero de Castro.

O consultor ressalta ainda que, durante o lançamento do Programa, será apresentado e analisado o resultado de uma pesquisa de oportunidades, realizada nos bairros de Curitiba, a pedido do Sebrae/PR. O estudo, que é inédito, mostra como se comportam os consumidores em relação ao uso das padarias e outros serviços. Foram entrevistadas, entre 5 e 20 de janeiro deste ano, aproximadamente, 4 mil pessoas. A pesquisa foi realizada nos 25 bairros mais populosos de Curitiba.

Em busca de melhorias

Norma Assunção, proprietária da Panificadora Aliança, encontrou no Programa Padaria 5 Estrelas a solução que precisava para melhorar a gestão de seu empreendimento. A empresária está à frente do negócio desde agosto de 2010. “O Programa amplia muito a visão de negócio e me levou a perceber pontos de melhoria, além de possibilitar estreitar relacionamento com outros empresários e fazer um benchmarking ‘de leve’. As mudanças de layout e na forma de atendimento foram algumas das novidades já implementadas. Recomendo o Programa a todos os empresários do setor”, afirma.

Norma Assunção atua com o conceito de alimentos saudáveis e planeja, para os próximos anos, transformar sua panificadora em uma franquia.

Sérgio Augusto Perine, da Padaria Família Perine, também participou da edição 2010 do Padaria 5 Estrelas e alega estar muito satisfeito com os resultados obtidos. “Entrei no Programa porque precisava solucionar alguns problemas administrativos. Meu maior ganho foi em relação à melhoria da equipe de trabalho. Hoje, tenho outro perfil de profissional atuando na empresa e a mudança repercutiu em aumento do ticket médio dos clientes e maior satisfação”, afirma o empresário.

Perine destaca ainda que, por meio do Programa, conseguiu se livrar da sensação de estar perdido. “Implementei uma gestão baseada em metas e percebi que o planejamento era o que faltava para o negócio se desenvolver”, assinala.

O Padaria 5 Estrelas é uma parceria entre o Sebrae/PR, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado Paraná (SIPCEP), Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Os interessados em participar do lançamento em Curitiba precisam confirmar presença com antecedência pela Central de Atendimento do Sebrae/PR, no             0800 570 0800      .

Fonte: Sebrae/PR