Especialistas chegam a Minas para congresso de APL

Evento em Ouro Preto receberá, entre outros palestrantes, o professor do Instituto de Estratégia e Competitividade da Harvard Business School, Christian Ketels

Belo Horizonte – Mais de 300 pessoas de 13 países vão participar do 6º Clac – Congresso Latino-americano de Clusters. O evento será realizado pela primeira vez no Brasil, de 16 a 20 de maio, em Ouro Preto (MG). A organização é do Sebrae e do TCI – The Competitiveness Institute. No Brasil, os clusters são mais conhecidos como arranjos produtivos locais (APL).

Alguns dos maiores especialistas mundiais no tema estarão presentes no evento. Um deles é o professor do Instituto de Estratégia e Competitividade da Harvard Business School, Christian Ketels. Doutor em Economia pela London School, Ketels também lidera a equipe de pesquisa do professor Michael Porter, maior autoridade mundial em estratégia competitiva. Ketels fará uma apresentação sobre Clusters como ferramenta para competir no dia 18 de maio.

O indiano Amit Kapoor, professor da Escola de Negócios de Harvard e presidente honorário do Institute for Competitiveness, participa, no dia 18 de maio, do painel sobre Sustentabilidade e responsabilidade social. Madeline Smith, chefe de Inovação na empresa EKOS, uma consultoria independente de desenvolvimento econômico do Reino Unido, participará de painel sobre o tema Clusters como sistemas de inovação, no dia 19 de maio.

O objetivo do 6º Clac é identificar e disseminar boas práticas de planejamento e gestão de clusters, seu potencial para estimular a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios e induzir o desenvolvimento socioeconômico regional.
Assessoria de Imprensa do Sebrae em Minas