A Rádio Senado Ondas Curtas reapresenta neste domingo (15) o Programa Sintonia Ambiental que aborda as várias técnicas de plantio da árvore símbolo do país, popularmente conhecida como pau-brasil (Caesalpinia echinata).
O programa debate a importância de proteger as áreas de ocorrência natural da espécie e de preservar esse material genético para que, através da hibridação (cruzamento de fecundação entre indivíduos diferentes na variedade ou na mesma espécie), não se perca o que ainda resta da variedade genética da árvore.
Esse é o segundo programa sobre o pau-brasil e, nesta edição, discutem o assunto o pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Haroldo Cavalcante de Lima; a chefe da Reserva Biológica Guaribas localizada na Paraíba, Marina Kluppel; o coordenador do Projeto Pau-Brasil da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Demósthenes Lordello, e o produtor de mudas de pau-brasil no município de Guapimirim (RJ), Júlio Carvalho.
O programa Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7 horas da manhã, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do Programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. O programa também pode ser acessado pela página da rádio na internet.
Fonte: Agência Senado
