Centro de Diagnóstico de Câncer de Mama será implantado em Curitiba

O recurso já consta no Orçamento da União de 2011 e deve ser empenhado para implantação em Curitiba
 

A deputada federal Cida Borghetti (PP-PR) se reuniu nesta sexta-feira,13, com a diretora da Secretaria Estadual de Saúde, Dra Márcia Huçulak, para tratar da emenda que garantirá a implantação do Centro Diagnóstico e análises de exames de mamografia na capital paranaense. A emenda para a implantação do Centro, no valor de R$ 3,5 milhões, foi inserida pelo deputado federal Ricardo Barros, no Orçamento Geral da União – 2011. Após algumas audiências com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, a deputada Cida Borghetti recebeu a autorização para cuidar da emenda que deverá ser empenhada neste ano.

De acordo com Cida, o Centro terá profissionais capacitados, médicos e técnicos, além de equipamentos de alta definição para diagnosticar exames provenientes de todo o estado. “O Centro irá agilizar o processo de transmissão dos diagnósticos mais precisos, facilitando o encaminhamento para tratamento adequado e rápido, antes que o câncer se instale no organismo da paciente. É um avanço no que se refere à modernidade e tecnologia na prática do tratamento do câncer de mama”, explicou.

A diretora da Secretaria de Saúde do Paraná, Márcia Huçulak, disse que muitas cidades possuem aparelhos de mamografia, mas que faltam especialistas para fazer um bom diagnóstico daquela imagem. “A grande vantagem do Centro de Diagnóstico é que a mulher não vai precisar sair da sua cidade. Ela fará o exame e essa imagem vai migrar para o Centro e será analisado por médicos especialistas que vão avaliá-lo e retornar com resultado preciso, garantido agilidade no diagnóstico”, enfatizou.

Além da implantação do Centro de Diagnóstico, que existe somente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o recurso conquistado através da emenda, também garantirá ao Paraná a compra de novos mamógrafos.

A deputada também destacou que essa moderna estrutura possibilitará ao Estado colaborar com o meio ambiente, uma vez que não será necessário a utilização de filme. “Sabemos que o material utilizado na realização de um exame traz vários componentes químicos que afetam o meio ambiente, a partir do Centro tudo será feito online, de forma muito rápida garantindo o diagnóstico precoce da doença e salvando vidas”, concluiu.

Fonte: Assessoria Denise Silva