Fecomércio dá prosseguimento a Programa de Desenvolvimento Associativo com a participação de 41 sindicatos

Toni Lourenço: “Não existe desenvolvimento sem envolvimento. É preciso ter coração sindical e cabeça empresarial.”

Mais de 70 pessoas, representando 41 sindicatos, se reuniram dia 12, no plenário do prédio da Fecomércio-PR para o lançamento do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) no Paraná. Criado pela CNC (Condefederação Nacional do Comério) em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Programa visa aumentar a representatividade dos sindicatos patronais por meio de ações que favoreçam às empresas filiadas. “Para o sindicato continuar existindo, precisa mudar sua estratégia de atuação”, disse a assessora do departamento de planejamento da CNC, Lilian Barbosa.

Para que isso ocorra, o PDA conta com sete linhas de ação que irão implementar mudanças graduais nos sindicatos: a criação do BDCS (Banco de Dados da Contribuição Sindical), modernização tecnológica, palestras para lideranças sindicais, portfólio referencia de produtos serviços, sites dos sindicatos, software de gestão e marketing associativo. A ideia é fazer com que os sindicatos passem a tratar as empresas associadas como clientes, com uma variedade de produtos e serviços oferecidos que atraiam associados, que faça valer o pagamento da contribuição sindical.
“Os empresários se assustam quando ouvem a palavra sindicato, porque muitas vezes, não ganham nada com a associação. É preciso que os sindicatos ofereçam atrativos às empresas, que envolvam sua participação. Não existe desenvolvimento sem envolvimento”, explicou o palestrante Toni Lourenço. Durante sua apresentação, Lourenço frisou diversas vezes qual deve ser o papel do sindicato atual. Segundo ele, é preciso tratar as empresas como clientes, ter estratégias de atuação e oferecer benefícios aos associados. “O empresário acha caro pagar a compulsória porque não recebe nada em troca. Não existem coisas caras e baratas, existem coisas com valor e sem valor. Tudo depende das vantagens, dos benefícios envolvidos. É preciso ter o coração sindical e a cabeça empresarial”, completou.

Ao pegar o microfone, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, reafirmou o estava sendo falado durante todo o dia: a importância da prestação de serviços por parte dos sindicatos. De acordo com Piana, o sindicato precisa ser mais do que uma entidade que representa uma certa classe. “Não dá mais pra ser só representativo. Hoje, só sobrevive o sindicato que presta serviços”, disse.

O PDA está sendo lançado simultaneamente por todo o País em eventos promovidos pela CNC. Para mais informações, basta acessar o blog do PDA, no http://www.cnc.org.br/blogdopda. Lá, é possível encontrar detalhes do programa, vídeos, datas de eventos e reportagens relacionadas aos assuntos sindicais e empresariais.

Fonte: Imprensa Fecomércio/PR