Diretoria cria Comitê de Estabilidade Banco Central (Comef)

 Brasília– A Diretoria do Banco Central (BC) instituiu, nesta quarta-feira (18/05), o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). O comitê será composto pelo presidente e pelos diretores do BC, todos com direito a voto. Os chefes dos departamentos do BC cujo trabalho tem relação com a preservação da estabilidade financeira também participarão, sem direito a voto, das reuniões do comitê.
 
O Comef fará reuniões ordinárias a cada dois meses e poderá se reunir em caráter extraordinário por decisão da Diretoria do BC.
 
As atribuições do Comef são:
 
I – orientar a atuação do BC no Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec) e em outros fóruns similares nacionais e internacionais, e o relacionamento da Autarquia com outras entidades detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira;
II – definir as estratégias e as diretrizes do BC para a condução dos processos relacionados à estabilidade financeira;
III – alocar responsabilidades entre as unidades internas envolvidas, com vistas à atuação integrada e coordenada;
IV – determinar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos relativos à estabilidade financeira e à prevenção do risco sistêmico.
 
A criação do Comef é um aprimoramento institucional que ajudará no cumprimento da missão do BC de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.
 
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa