Fundos do Ministério da Integração terão R$ 100 bilhões até 2014

Brasília – O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou que os fundos constitucionais – do Norte, Nordeste, Centro-Oeste – e de desenvolvimento – da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste – terão um orçamento de R$ 100 bilhões até 2014 para investimentos da iniciativa privada. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 17.05, na reunião do Conselho de Integração Nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Todos os recursos dos fundos estão disponíveis para a iniciativa privada. O principal instrumento a ser utilizado para levar desenvolvimento a todas as regiões do Brasil é a parceria público-privada”, afirmou Coelho.

O presidente do Conselho de Integração da CNI, Jorge Côrte Real, disse ter recebido com entusiasmo a notícia. “Os recursos serão bem vindos. Precisamos de inventivos como estes para impulsionar a cadeia produtiva das indústrias”, declarou.

O ministro da Integração Nacional informou terem sido criadas duas novas secretarias no Ministério – a de Irrigação Nacional e a de Fundos e Investimentos. Ambas terão papel importante, segundo ele, nas ações do governo contra a pobreza. “Dentro do novo eixo estratégico do governo federal, de erradicação da pobreza extrema, temos a grande oportunidade de fazer funcionar as políticas de desenvolvimento regional”, ressaltou Coelho.

Revelou, ainda, que deverá ser instituída, a médio prazo, a Câmara Nacional de Políticas Regionais. “O objetivo é levar a discussão do desenvolvimento regional para o âmbito federal, criando uma dinâmica para envolver os diversos ministérios que trabalham com o tema”, explicou o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério, Sérgio Duarte de Castro, que também participou da reunião do Conselho de Integração Nacional.

Fonte: CNI