A Federação do Comércio do Paraná sediou na sexta-feira (20), a posse do novo superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estado do Paraná, Neivo Beraldin. Na solenidade estava o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Ambos foram recepcionados pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana.
Entre as autoridades presentes estavam também o secretário de Estado do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, que representou o governador do Estado, Beto Richa; o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto; o secretário do Trabalho e Emprego de Curitiba, Paulo Bracarense; o prefeito de Campo Largo, Edson Basso; o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues e a vereadora do mesmo município, Lucia Stoco. Além dessas autoridades, participaram também membros de sindicatos e secretários municipais, entre outras.“Desejo sucesso a esse parceiro permanente do Sistema Fecomércio, que é o Neivo Beraldin. Ele será um dos conselheiros de nossa entidade.
Somente neste ano, serão feitas cerca de 100 mil matrículas no Senac, uma entidade de qualificação e capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho do comércio”, disse o presidente Piana. Em parceria com os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, 35% da receita compulsória do Senac serão destinados a cursos gratuitos, através do Programa Senac de Gratuidade.
Beraldin em sua posse destacou o companheirismo de Piana, e disse a Carlos Lupi que aceitou um grande desafio: o de superar o que o Ministério do Trabalho vem fazendo. “Tenho a difícil missão de implementar ações de melhoria ao trabalhador. Agradeço hoje pela confiança que me foi depositada”, disse.
Com discurso otimista, o ministro Lupi forneceu dados positivos da economia brasileira e salientou que a missão de Beraldin, entre tantas outras, será firmar alianças administrativas para a melhoria das condições dos trabalhadores e empregados. “Você tem o desafio de fazer a Superintendência integrar-se para o crescimento e evolução da sociedade”, disse o ministro. Ele também frisou que as ações do Sistema S contribuem com as iniciativas públicas para o desenvolvimento do País.
Neivo Beraldin foi o responsável pela criação dos “Royalties Ecológicos”, conforme explicou o secretário Romanelli.
“Em uma época em que a preservação do meio ambiente não estava tão em voga como hoje, ele defendeu a conservação dos mananciais”, frisou. Também de acordo com Romanelli, o Paraná é o quarto empregador do país, segundo dados do Caged.
O prefeito de Londrina, que representou todos os demais das cidades do interior do Paraná, assinou, na oportunidade, uma parceria com o Ministério e Secretaria do Trabalho e Emprego para que a Agência do Trabalhador na cidade passe a emitir carteiras de trabalho.
“Serão 40 confeccionadas pela manhã e 40 pela tarde. Antes, somente a Delegacia do Trabalho local emitia o documento. Agora, teremos toda a informatização nesse novo ambiente, além da possibilidade de oferecemos o primeiro emprego à pessoa que for buscar pelo serviço”, explicou o prefeito Homero Barbosa Neto.
Fonte: Imprensa Fecomércio