Soluções para fomentar representatividade dos Sindicatos Patronais

Daniel Lopez: A quantidade de associados na base mostra a representatividade

                                                                                                                       Crédito: Studio Press

Daniel Lopez, da CNC: “A quantidade de associados na base aponta e demonstra nosso nível de representatividade”

Um sindicato deve mostrar-se forte e atuante e a conquista de associados depende de uma boa gestão. Segundo o chefe do Deplan – CNC (Confederação Nacional do Comércio), Daniel Mansur Lopez, para seguir esse caminho são necessários alguns ingredientes. A ‘receita’ sugerida foi exposta nesta sexta-feira (27) durante o 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT), no painel ‘Desafio da Administração Sindical – Estimulando o Associativismo’.

O painel contou também com a presença de dois líderes sindicais. Aldo Gonçalves, presidente do Sindilojas do Rio de Janeiro e o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow e foi coordenado pelo presidente do Sindilojas de Recife, Frederico Penna Leal.

Lopez explicou que a liderança é fundamental para estimular o associativismo, tema da palestra. “A quantidade de associados na base aponta e demonstra nosso nível de representatividade”, disse.

Segundo ele, um sindicato deve possuir uma diretoria unida, capaz de estabelecer propostas e obter resultados. A dica também foi dada sobre a implantação de produtos e serviços para atrair empresários. Convênios e projetos que servem a este propósito.

Para elucidar o assunto, Lopez destacou dois projetos, elaborados pela CNC: SEGS (Sistema de Excelência na Gestão Sindical) e o PDA (Programa de Desenvolvimento do Associativismo). O primeiro, baseado no PNQ – Prêmio Nacional de Qualidade, é voltado para os presidentes de federações e sindicatos filiados ao Sicomércio, com a finalidade de orientá-los a construir uma administração de qualidade. Até agora, a CNC já treinou mais de 603 entidades. “A maioria dos sindicatos aderiu ao SEGS”, informou.

O segundo está vinculado ao SEGS e abrange diversos projetos voltados aos sindicatos, dentre eles, palestras para lideranças sindicais. “O Programa de Desenvolvimento Associativo proporciona ferramentas para que os sindicatos se aproximem dos empresários”, enfatizou Lopez.

Aldo Gonçalves mostrou como fez para consolidar a entidade no estado e garantir a participação de mais associados através de prestação de serviços. “No Sindilojas do Rio de Janeiro, os associados têm acesso aos profissionais de medicina ocupacional e consultas gratuitas com advogados”, disse o presidente.

Gonçalves conta que para fortalecer o sindicato decidiu, ainda, mexer na estrutura organizacional. A entidade foi dividida em departamentos e gerências, o que garantiu excelência no atendimento.

“Conseguimos derrubar a taxa de renovação anual de letreiro, que varia de 200 a 5 mil reais. Hoje em dia, os lojistas não pagam à prefeitura essa taxa. Uma vitória nossa”, comentou. Além disso, o sindicato promove constantes cursos de capacitação para os lojistas.

O mesmo acontece em Porto Alegre. De acordo com Ronaldo Sielichow, a tática é imprescindível. Na cidade, o Sindicato investiu em seus colaboradores e também na parte de estrutura física. Sielichow acredita que o ambiente de trabalho influencia na produção e no atendimento. Neste quesito, o Sindilojas de POA tem obtido resultados satisfatórios, desde que criou o Núcleo de Inteligência Sindical, que se tornou a “menina dos olhos” dos representantes do sindicato.

O Núcleo, que trabalha com pesquisas sobre o consumidor e problemas enfrentados pelos lojistas, segue o conceito de business intelligence e fornece orientações para os empresários.

Outro projeto citado pelo presidente do Sindilojas POA é o Geração Varejo. Neste, jovens são iniciados na “arte de vender”. “É quase um trabalho social. Recrutamos jovens – muitos sem perspectivas – e oferecemos a eles cursos de técnicas de vendas. Mostramos que o comércio é interessante e que para vender é preciso técnica. Temos histórias de gente que começou como vendedor e hoje são grandes empresários”, argumentou.

O Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo conta a cada ano com marcas de grandes instituições e empreendimentos. Na 27ª edição, registra-se a realização do Sindilojas Cuiabá, com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e com patrocínio máster da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Sistema Fecomércio/MT, Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, do Sesc Nacional e da City Lar. É apoiado pelo Grupo Boticário, Grupo Tractor Parts e Caixa Econômica Federal.

Fonte: Imprensa CNC