Crédito: Studio Press
Artur Grynbaum, presidente do Grupo O Boticário: sustentabilidade influencia até mesmo mercado de trabalho
A responsabilidade sociambiental nos negócios, tema central do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, não é uma preocupação somente das entidades sindicais, mas sim dos diversos setores da economia. A opinião é de Artur Grynbaum, presidente do Grupo O Boticário. O executivo participou do segundo dia de atividades do evento, que aconteceu de 25 a 27 de maio em Cuiabá, Mato Grosso.
“A responsabilidade social em um País como o nosso deve ser preocupação de cada empresário e cidadão, para que haja uma mudança de pensamento”, disse Grynbaum, à frente da maior franquia de cosméticos e perfumaria do mundo, com mais de três mil lojas em todo o Brasil e responsável por mais de 16 mil empregos.
O presidente do grupo O Boticário apresentou dados de uma pesquisa realizada em 2010 pela consultoria Gouvêa de Souza para detectar como a sustentabilidade é entendida na visão dos colaboradores da empresa. Segundo o levantamento, 89% dos entrevistados afirmaram que percebem a prática de ações de sustentabilidade no grupo. “Para O Boticário, sustentabilidade significa integrar, juntamente com os aspectos econômicos, as questões sociais e ambientais em todas as decisões e processos”, afirmou Grynbaum. “Para nós sustentabilidade representa, na essência, essa integração. Trazemos isso para dentro do negócio”, complementou.
Outra sondagem, também do ano passado e produzida pela mesma consultoria, mostra que 44% dos clientes e consumidores já adotam praticas sustentáveis no dia a dia; 20% pretendiam adotar em breve; 53% dos consumidores brasileiros compram produtos de empresas socialmente e ambientalmente sustentáveis; 59% gostaram que as empresas os educassem mais sobre consumo consciente; 21% dos consumidores entrevistados acreditam que o ponto de venda é uma fonte de informação sobre sustentabilidade; e 76% aceitariam pagar um pouco mas por produtos que contribuam para a preservação da natureza.
Mercado de trabalho
A questão da sustentabilidade afeta até mesmo o mercado de trabalho atualmente, disse Artur Grynbaun. Para o empresário, o indivíduo capacitado que concorre a uma vaga em determinada empresa está buscando uma boa remuneração e oportunidade de crescimento, mas também identificação com os princípios, com os valores da empresa. “Hoje em dia o mercado de trabalho se preocupa com a sustentabilidade”, complementou.
Artur Grynbaum frisou que existe dentro da empresa que comanda uma gerência de sustentabilidade, para auxiliar outros departamentos e setores na implementação de estratégias e na disseminação da cultura que o assunto envolve. “Se as pessoas não entenderem o tema não o colocarão em prática”, afirmou. Entre as iniciativas do grupo, Grynbaum enfatizou as atividades da Fundação Boticário de Proteção à Natureza, cuja missão é promover ações de preservação à natureza.
Fonte: Imprensa CNC