SENAI paulista promove 1º Semana Tecnológica de Inovação

São Paulo – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI/SP) promove, até 3 de junho, na Escola SENAI Suíço-Brasileira, em Santo Amaro, na capital paulista, a 1º Semana Tecnológica de Inovação em Microtécnica e Nanotecnologia.

O evento marca a parceria com o Centre Suisse d’Eletronique et de Microtechnique (CSEM), referência internacional em pesquisa aplicada, gestão da inovação e transferência tecnológica, e o início da atuação da entidade em duas áreas estratégicas para a competitividade e o desenvolvimento da indústria paulista e do país.

As palestras abordam aspectos que vão desde os modelos de negócio para inovação no Brasil, passando pelo detalhamento de tecnologias em uso nos centros mais desenvolvidos da Europa, até técnicas de medições na escala nanotécnica. Para que os participantes conheçam aplicações já adotadas no mercado, foi montada área de exposições com produtos e soluções desenvolvidas por empresas que já atuam com essas tecnologias.

MERCADO NO FUTURO – Segundo Osvaldo Lahoz Maia, gerente de inovação e de tecnologia do SENAI/SP, as aplicações da microtécnica são infinitas quando relacionadas à microdispositivos, tais como sensores, microbombas de infusão e componentes inteligentes para as indústrias automotiva e aeroespacial. Já a Nanotecnologia permite que os produtos fabricados na escala do bilionésimo de milímetro possam ser aferidos e controlados.

“Indústrias das áreas química de microeletrônica, metalmecânica e dos segmentos de fármacos e cosméticos já são grandes demandantes dessas novas tecnologias”, explica Maia. “Os resultados são tecidos inteligentes, sensores sofisticados e materiais cada vez mais resistentes, leves e econômicos”, completa.

Com a parceria com o CSEM, o SENAI/SP passa a integrar o grupo de instituições de ensino de vanguarda, que estão se antecipando às demandas por profissionais altamente qualificados. “São eles que farão a diferença no mercado de trabalho dos próximos dez anos”, reitera Maia.

Fonte: Imprensa CNI