Nas entrevistas, os consumidores vão dar notas para os serviços prestados pelas empresas, como eficiência dos canais de atendimento das prestadoras, clareza das informações, qualidade das ligações e transmissões, frequência de interrupções e cobertura.
A Anatel garante que não serão exigidos dados sigilosos dos usuários, como senhas, números de CPF, carteira de identidade, contas bancárias e cartões de crédito. O objetivo da pesquisa é reunir informações para avaliar as condições de prestação dos serviços e o grau de satisfação dos consumidores. Os dados vão dar subsídios para as ações da Anatel, como a melhoria da regulamentação ou procedimentos de fiscalização.
Na telefonia fixa, serão feitas entrevistas com consumidores das prestadoras CTBC, Embratel, GVT, Oi, Sercomtel e Telefônica. Na móvel, a amostra abrangerá as operadoras Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. No caso da TV por assinatura, serão pesquisados os assinantes das 103 principais prestadoras do serviço.
Para executar a pesquisa, a Anatel contratou a Meta Pesquisa de Opinião, que obteve maior pontuação em sessão pública feita pela agência reguladora. A empresa terá que apresentar todos os produtos em até 220 dias. A avaliação de satisfação dos consumidores e de qualidade dos serviços está prevista no Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil (PGR), que estabelece metas de curto, médio e longo prazos para o setor.
Fonte: Agência Brasil