SENAI paranaense e prefeitura de Paranaguá inauguram usina de biodiesel

Curitiba – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná  (SENAI/PR) e a prefeitura de Paranaguá inauguraram no último sábado (4/6) a primeira usina de biodiesel à base de óleo de fritura usado e a primeira no Brasil com aplicação prática na comunidade. Estiveram presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures; o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho; o diretor de operações do SENAI/PR, Marco Antonio Secco; a secretária municipal do Meio Ambiente, Jozaine Baka, e outras autoridades municipais e estaduais.

A prefeitura de Paranaguá já está abastecendo parte da frota de caminhões do município com o biodiesel produzido na nova usina. A capacidade de produção é de até 800 litros do combustível por dia. Na inauguração Loures, o prefeito e a secretária municipal do Meio Ambiente, abasteceram um veículo com o combustível produzido na usina.

De acordo com Loures, a iniciativa servirá de laboratório para implantar outras usinas em todo o estado. “Vamos aprender como reciclar óleo de fritura e evitar que milhares de litros de água sejam contaminados. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda estamos colaborando com a redução de gastos públicos com utilização do combustível para abastecer a frota pública. Em breve vamos estender este projeto para todo o Paraná”, declarou ele.

BENEFÍCIOS À SOCIEDADE – A Usina de Biodiesel de Paranaguá é o resultado de uma parceria entre o SENAI/PR e a prefeitura de Paranaguá. Os investimentos iniciais somaram R$ 200 mil, que foram divididos entre o Sistema FIEP e a prefeitura. A iniciativa, além de beneficiar diretamente o meio ambiente, evitando que milhares de litros de água sejam contaminados com o descarte irregular de óleo de fritura na rede de esgoto, mostra que é possível e saudável a parceria entre a iniciativa privada e o poder público.

CAPACITAÇÃO – Outro beneficio desta parceria para a sociedade está na educação profissional. A Usina de Biodiesel servirá de escola prática para capacitar os alunos do SENAI/PR. As indústrias também têm interesse em produzir biodiesel para uso em seus processos produtivos. O SENAI/MS poderá apoiá-las com treinamentos, demonstrações, simulações de processos, testes com diversos óleos vegetais e avaliação de contaminação.

Fonte: Agência CNI