
Cerimônia de assinatura da portaria de classificação hoteleira – Foto: Carolina Braga
O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou em 7 de março, na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, a portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).
A cerimônia de abertura contou com empresários e autoridades do trade. Alexandre Sampaio, diretor da CNC e presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), destacou a importância da iniciativa. Para ele, o novo sistema de classificação traz modernidade e democracia ao segmento, já que, entre outras características, é de livre adesão. “O novo sistema traz em seu bojo elementos ligados à sustentabilidade e tende a ser um sucesso, porque vai contemplar peculiaridades das diversas regiões do País”, afirmou Sampaio, na abertura do evento, destacando ainda que a medida contemplou os anseios do empresariado do setor de turismo.
O SBClass adota a simbologia de estrelas, em uma escala que varia de uma a cinco, para identificar as categorias nas quais serão classificados os tipos de hospedagem. A utilização do símbolo, de acordo com a portaria, será exclusiva dos empreendimentos submetidos ao processo de classificação do MTur.
Serão classificados sete tipos de empreendimentos: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. A adesão dos meios de hospedagem é voluntária, explicou o ministro Novais. “Para ser adotado, o meio de hospedagem deve se autoavaliar e propor o tipo de categoria que pretende pertencer”, disse.
O ministro do turismo explicou também que muitos países adotam sistemas oficias de classificação hoteleira, outros promovem modelos baseados em resultados e outros deixam o assunto ser resolvido pelo próprio mercado. Novais enfatizou que o modelo brasileiro é resultado da análise de casos de sucesso adotados em países como França, Espanha, Portugal, Chile e Alemanha, entre outros.
O sistema brasileiro foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro). João Jornada, presidente do Instituto, destacou que os trabalhos, a partir de agora, serão voltados para a operacionalização do Sistema e na melhoria dos critérios de avaliação. “O engajamento de todos os atores interessados nos dá confiança de que teremos um sistema evolutivo, que vai dar uma contribuição enorme o país”, disse Jornada.
Para solicitar a classificação, que terá validade de 36 meses, os meios de hospedagem devem preencher formulários disponíveis no endereço www.cadastur.com.br . Depois da análise e aprovação da documentação, é realizada uma inspeção para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação. As auditorias serão realizadas por técnicos do Inmetro. Para estimular a adesão ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) e esclarecer dúvidas, o Ministério do Turismo criou o hotsite do SBClass, que fica hospedado no endereço www.classificacao.turismo.gov.br
Fonte: Imprensa CNC